Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,316 Dólar PTAX800 R$ 3,333
  • 15-12-2017 | 12:04h

CERVEJA DE UMBU FAZ SUCESSO NO BAHIA RURAL CONTEMPORÂNEA

  • Notícias Atuais

Os amantes de uma boa cerveja vão se deliciar com a cerveja de umbu no Quiosque da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), presente no Bahia Rural Contemporânea 2017. Nesta edição, a cooperativa lança o Chope de Umbu.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), segue até o próximo domingo, dia 03 de dezembro, no Parque de Exposição de Salvador, em paralelo à 30ª edição da Fenagro.

O aposentado Pedro Sodré, após provar a cerveja declarou: “Uma cerveja encorpada, com sabor marcante e que, gelada, caiu na minha graça. Vim conferir porque foi indicação de um amigo e vou sair daqui levando algumas pra casa e uma de presente pra ele”.

Mario Bestetti, consultor de projetos, também foi conferir a bebida pela primeira vez: “Forte, com personalidade e sabor sertanejo. Bem gelada caiu muito bem com o calor baiano. O umbu aparece sutilmente, o que dá estilo à cerveja. É uma bebida que sai do nível de consumo da massa para o nível das grandes cervejas”.

 

Sabor o sertão

O responsável pela bebida que vem atiçando o paladar dos baianos é o jovem Emanuel Messias Almeida, cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de Uauá. Ele conta que na primeira vez que a cerveja foi fabricada a Coopercuc forneceu somente a polpa: “Mas não nos contentamos em apenas fornecer a matéria-prima, queríamos mais e buscamos outras alternativas, nos capacitamos, aprendemos o processo de fabricação e desenvolvemos a receita de umbu, com estilo Saison. A cerveja de umbu tem matéria-prima e essência baiana”

A Cerveja e o Chope de Umbu podem ser apreciados na Praça Gastronômica do Bahia Rural Contemporânea, que traz também pratos típicos e diversificados do interior baiano, a exemplo dos Cortes Especiais de Cordeiro e Espetinho de Bode; Carne Defumada de Caprino; Ostra;  Maniçoba; Linguiça de Sardinha; Peixe com Aipim; Moquecas e Godó - prato à base de banana d’água com carne seca;  além dos tradicionais Beijus, Mingaus e petiscos variados.

 

Se você ficou com água na boca, agende seu almoço, jantar, confraternização ou happy hour e celebre com os amigos, a família ou colegas da firma, com o gostinho da agricultura familiar: a cerveja de umbu.

Bahia Rural Contemporânea - Maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do país, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SDR, que apresenta ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo do rural baiano.


O evento conta também com programação cultural, Feira de Artesanato e se constitui ainda como um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas, seminários e simpósios.

 

Fotos: Carla Ornelas

 

Deixe seu comentário para CERVEJA DE UMBU FAZ SUCESSO NO BAHIA RURAL CONTEMPORÂNEA

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas