Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,261 Dólar PTAX800 R$ 3,278
  • 19-11-2017 | 22:20h

COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO SÁ PEREIRA REALIZA PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE

O projeto é coordenado pela professora Roberta Halla que está muito empolgada com essa ação educativa da escola. Segundo a educadora, a logomarca do projeto foi criada pelo aluno Ezequiel do 8º ano do Ensino Fundamental e foram feitas camisetas que foram usadas no Desfile Cívico do 7 de setembro desse ano e também foi confeccionado um outdoor que está exposto na avenida Canavieiras , no centro de Ilhéus.Ainda segundo ela “penso que a escola pública faz tanto, mas não há a divulgação necessária para que a sociedade saiba o que as escolas estão fazendo”

Pesquisas realizadas sobre o tema sinalizam que, calcula-se que o nosso país, de forma cada vez mais acelerada, avança no sentido de se tornar um país de população idosa, e, segundo estatísticas do IBGE, até 2030, o grupo de idosos de 60 anos ou mais, será maior do que o grupo de crianças com até 14 anos e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que o grupo de crianças e jovens com até 29 anos.

Entretanto, mesmo diante desses números, e da realidade cada vez mais evidente de que caminhamos para o envelhecimento da nação, o preconceito com relação ao idoso é latente, a falta de respeito com as gerações mais velhas torna-se cada vez mais visível, uma vez que ele não está mais ativo e não representa parcela da população que consome os produtos que a sociedade capitalista oferece.

Diante dessa realidade, o Colégio Estadual Antônio Sá Pereira- Integral, através de seu quadro de educadores, busca, por meio da interdisciplinaridade, trabalhar este tema que tem por finalidade maior, priorizar o respeito e a dignidade à pessoa humana, aqui representada pelos idosos, valorizando suas histórias de vida, aproveitando sua experiência e contribuição, e estreitando os laços entre as gerações passadas e futuras.

Segundo a diretora do colégio, professora Luliana Oliveira, o objetivo geral do projeto é proporcionar aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, a oportunidade de refletir sobre as questões ligadas ao envelhecimento, fomentando discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos do processo de envelhecimento humano e promover a integração dos mesmos com os idosos do entorno da Unidade escolar, além de Propiciar a valorização e a autoestima dos idosos, Despertar o olhar do educando para a realidade da discriminação ao idoso, Contribuir para a igualdade entre as gerações, Combater a exclusão e asilamento da pessoa idosa, Contribuir para a formação cidadã dos educandos, Reduzir o preconceito dos jovens para com os idosos, Formar cidadãos cientes de seus direitos e deveres através do respeito ao próximo e Estimular a interação entre comunidade e  escola.

A culminância do projeto será realizada no dia 26 de setembro de 2017, às 18 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. A entrada será um 1 kg de alimento não perecível que será doado para o Abrigo São Vicente de Paulo- Ilhéus.

O lado Pedagógico das fanfarras. “Por meio deste trabalho lúdico, os alunos se tornam agentes transformadores de sua realidade”, afirma. É o que também acredita a diretora do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, Leonídia da Silva Pinto. “A fanfarra é uma ferramenta de resgate pedagógico. Além de trabalhar fundamentos da arte, as fanfarras estão voltadas à formação musical, levando para os nossos estudantes o sentimento de pertencimento e contribuindo para que eles construam a sua identidade estudantil”.

Erro na Linha: #2 :: Undefined variable: comment_status
/home/otabulei/public_html/_cdn/comments/comments.php

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas