Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial R$ Dólar PTAX800
  • 24-05-2018 | 16:20h

HISTÓRIAS DE LUTA E SUPERAÇÃO MARCAM A ENTREGA DO TROFÉU MÃE ILZA MUKALÊ 2018

  • Notícias Atuais

O Dia Internacional da Mulher, na última quinta-feira (8), foi comemorado com muitas homenagens a diversas mulheres guerreiras, que são protagonistas de suas narrativas, com muitas histórias de luta, resistência e superação, na quinta edição do Troféu Mãe Ilza Mukalê, realizada no Terreiro Matamba Tombenci Neto.

O evento contou com a presença de profissionais de diversas áreas, militantes de movimentos sociais e representantes de entidades socioculturais de Ilhéus e região, que receberam a homenagem que leva o nome da matriarca do terreiro, que também comemorou o seu aniversário de 84 anos.

O público pôde conferir apresentações da jovem poetisa Stella Bárbara, que declamou sobre as vivências de uma mulher negra em meio à nossa sociedade, do Balé Afro Gongomgbira, que emocionou a todos com  números de dança afro e, por fim, a cantora Eloah Monteiro, que transmitiu em suas composições a revolta, luta e força das nossas mulheres.

Além das homenageadas, o evento contou com a presença de Mãe Carmosina, do Terreiro de Umbanda Sultão das Matas,  Ruy Póvoas, professor universitário e babalorixá do Ilê Axé Ijexá, em Itabuna e Maria de Lourdes Siqueira, professora da Ufba e diretora do bloco afro Ilê Aiyê, de Salvador.

Das mãos de Mãe Ilza Mukalê receberam o troféu: Maria Domingas Mateus de Jesus, graduada em psicologia e professora da rede básica de ensino de Itabuna; Ana Diniz, fundadora e atual diretora do Maracatu Estrela de Serra e do Coco Azeite de Dendê, ambos em Serra Grande e, também, Maria do Socorro Pastor Diamantaras, professora, advogada e gestora cultural.

Emocionada, Maria do Socorro Pastor descreveu a sensação de receber o Troféu Mãe Ilza Mukalê. “Privilégio estar aqui recebendo esta homenagem. Foi uma das maiores que já recebi em toda a minha vida”, destacou. Com os olhos marejados de lágrimas, Maria Domingas, fez questão de dedicar o prêmio às mulheres que já passaram por sua vida. “Esse troféu representa todas as mulheres que compõem a minha história”, declarou.

Também reberam o troféu, Janira Jesus Souza de França, coordenadora administrativa da Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves, em Ilhéus; Nane Albuquerque, professora universitária e diretora geral da Rádio Uesc; Elinalva Barros dos Santos (Suy), apoiadora, voluntária e militante dos movimentos de Reforma Agrária e organização de trabalhadores/as rurais e Flávia Alessandra, professora universitária e coordenadora do Comitê Permanente Institucional para Enfretamento da Violência Contra as Mulheres, na Uesc.

Maria da Conceição dos Santos Pereira (Mãe Conceição), filha de Mãe Carmosina, é fundadora e yalorixá do Terreiro de OgunJá, de Nação Angola, desde 1982; Rachel de Oliveira, professora universitária e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Mãe Nilce de Iansã, coordenadora de Projetos do Ilê Omolú e Oxum (RJ) e Coordenadora Nacional da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde.

Encerrando o evento, Mãe Ilza não escondeu o desejo de homenagear mais mulheres no próximo ano. “Se pudesse, homenageria todas as mulheres, pois cada um tem sua história, sua luta”. E explicou a importância desse evento na elevação da autoestima da mulher. “É importante reconhecer a trajetória de luta de cada mulher, por isso criamos esta singela homenagem, que contribui para que elas se sintam melhor em meio a tantos problemas do dia a dia”, finalizou Mãe Ilza.

O evento foi uma realização da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania com apoio do ateliê Awô Omi, do artista plástico soteropolitano Alessandro Teixeira, que assina o design dos troféus nesta edição.

Deixe seu comentário para HISTÓRIAS DE LUTA E SUPERAÇÃO MARCAM A ENTREGA DO TROFÉU MÃE ILZA MUKALÊ 2018

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas