Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 16-12-2017 | 22:18h

ILHÉUS CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DO CENSO ESCOLAR

  • Ilhéus

A secretaria municipal de Educação já concluiu a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica em Ilhéus. O Censo – realizado todos os anos - promove um amplo levantamento estatístico-educacional sobre as escolas da rede, verificando o número de matrículas, rendimento dos alunos, infraestrutura das escolas e funções dos docentes.

“Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica”, explica a secretária Eliane Oliveira. O levantamento envolveu os ensinos Regular, Especial e de Jovens e Adultos (EJA). 

Todas as 53 unidades escolares foram capacitadas para coletar dados e inseri-los no Educacenso, sistema do Ministério da Educação, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Ilhéus conta com 20.338 alunos nas três modalidades de ensino com 930 professores em sala de aula. 

São 34 escolas na sede, 13 no campo, cinco conveniadas e um centro de atendimento a crianças especiais. Resultado positivo - O Censo foi iniciado em 31 de maio. A partir de 11 de setembro até 11 de outubro foram feitas as retificações dos dados informados ao sistema do MEC. “Fechamos o Censo com sucesso”, comemora Rita Cristina Socorro de Carvalho Machado, chefe de Seção de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do levantamento. 

Ocumprimento legal do censo é considerado fundamental para o repasse de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, aquisição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dinheiro direto na escola e atualização de dados junto ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por onde passam os recursos destinados à educação básica. 

A próxima etapa do Censo, em fevereiro de 2018, terá referência aos aspectos de rendimento e movimento, condições utilizadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação para medir a qualidade de ensino no território nacional, com notas que variam de zero a 10.

Deixe seu comentário para ILHÉUS CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DO CENSO ESCOLAR

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas