Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,230 Dólar PTAX800 R$ 3,229
  • 25-11-2017 | 00:00h

JAIR GABRIEL LANÇA NESTA QUINTA-FEIRA LIVRO DE ARTE NA GALERIA DO TEATRO

“Amazônia, a natureza em destaque” é o livro que o escritor Jair Gabriel da Costa lança em Ilhéus, nesta quinta-feira (14), a partir das 19 horas, na Galeria do Teatro, com entrada franca. Reunindo 129 telas, a obra registra parte da produção do artista, nascido em 1950, em Porto Velho, Rondônia. Filho de seringueiro, Jair Gabriel passou a infância e parte da juventude na floresta amazônica, tendo iniciado sua carreira artística há cerca de duas décadas, aos 45 anos de idade, quando já residia em Salvador.

A publicação traz, além das imagens das pinturas, informações sobre mostras realizadas e textos de análise da obra escritos por outros artistas e especialistas, a exemplo de Antonia Herrera, doutora em teoria da literatura e literatura comparada, e o jornalista e escritor Carlos Ribeiro.

Autodidata, a pintura de Jair Gabriel é primitivista ou naif, estilo que, por definição, caracteriza-se pela “expressão espontânea, desamarrada de método, livre de convenções e, não raro, envolta em aura de certa ingenuidade”. Com características muito próprias e marcantes, suas pinturas são realizadas com a técnica do pontilhismo – “na qual em lugar das pinceladas há o agrupamento de pequenos círculos que, meticulosa e pacientemente, são agrupados e ganham forma”. Beleza, mistério e encanto estão presentes nas telas de Jair Gabriel. A temática que aborda, retratando plantas, bichos, aves, sons da floresta, lendas e figuras carregadas de misticismo lembram histórias de selva, e são compostas em cores, ora vibrantes, ora contidas.

Sobre seu trabalho, Jair Gabriel diz que “desde o início sou movido pela intuição. Quando comecei a pintar não sabia da existência do pontilhismo, que hoje sei ser técnica que era usada inclusive pelos povos aborígenes australianos. Pintava aquilo que vinha ao pensamento. Quando uso uma cor já sei qual será a próxima. Não estudei isso”. Seu primeiro contato com o universo da pintura foi através do artista plástico baiano Edson da Luz, que lhe forneceu incentivo, tintas, telas e pincéis. O livro “Amazônia, a natureza em destaque” – editora Capella, 2017 – foi colocado no mercado, em lançamento ocorrido no Palacete das Artes (Graça, Salvador), no dia 5 de maio deste ano.

Ermanna Cavazzoli da Costa, curadora de sua obra, e organizadora do livro, explica que “mais do que uma alusão à temática do autor, o título da obra “Amazônia, a natureza em destaque”, é um chamado para um mergulho em uma Amazônia que vai além da grande reserva da fauna, flora e dos recursos naturais que o país possui. É imersão em uma Amazônia mitológica, rica de signos e de significados. “A surpreendente pintura de Jair Gabriel, feita de arte e invenção, viva e bela, me comove”, disse Zélia Gattai, em ocasião de visita à exposição do artista.

Jair Gabriel esteve na manhã de hoje (14) na Ilhéus FM (105,9), participando do programa O Tabuleiro. Na oportunidade, ele falou sobre o lançamento de seu livro e inspirações:

Erro na Linha: #2 :: Undefined variable: comment_status
/home/otabulei/public_html/_cdn/comments/comments.php

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas