Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,164 Dólar PTAX800 R$ 3,166
  • 17-08-2017 | 12:37h

PRODUÇÃO DE CERVEJA NA UESC ACABA EM PIZZA

  • 02
  • ★★★★★

Produzir uma cerveja artesanal requer 6 etapas fundamentais. A primeira etapa consiste na moagem do malte para extração do açúcar. Posteriormente, ocorre a infusão do malte por até 2 horas em temperaturas que variam de 38º a 78º graus. A terceira etapa é a clarificação para separar a parte líquida da sólida. Posteriormente o líquido é transferido para fervura onde são acrescentados lúpulos para dar aroma e sabor. A quinta etapa é a fermentação do líquido por 7 dias. A última e sexta etapa consiste na maturação, na qual o líquido é resfriado durante aproximadamente 15 dias, para assim beber a cerveja.  

Quando o líquido é transferido da clarificação para fervura, ao final do processo fica retido toda a parte sólida do malte, resíduo do mosto (bagaço). Sendo que na última produção de cerveja artesanal realizada na Microcervejaria da UESC, os pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Cervejas Artesanais – NECA utilizaram este resíduo do malte para produzir diversas pizzas. O resultado foi uma massa mais saborosa com consistência suave e macia, na qual foi degustada e aprovada pelos membros do núcleo. Detalhe importante: não há gosto de cerveja, pois o açúcar (álcool) ficou presente somente no líquido e não no bagaço.

Segundo o Professor Dr. Franco Dani Rico Amado, professor do curso de engenharia química e pesquisador do NECA, muitos produtores descartam este bagaço no lixo ao final do processo, sem qualquer reaproveitamento. “Estamos pesquisando novos processos e produtos para obtermos uma taxa zero de desperdício na produção de cerveja artesanal, pois o bagaço do malte pode ser utilizado para a fabricação de inúmeros tipos de massas e pães, ração animal, adubos, entre outros”, acrescenta professor Franco.

Na busca por um desperdício zero de insumos, a produção de cerveja artesanal na UESC felizmente acaba em pizza. Aliás, em maravilhosas pizzas!!! 

Deixe seu comentário para PRODUÇÃO DE CERVEJA NA UESC ACABA EM PIZZA

Já temos 2 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de vinicius

Parabéns ao NECA pela iniciativa e descarte desses sólidos de forma consciente e que essa parceria junto ao cervejeiro artesanal do sul da bahia possa trazer resultados positivos a essa cultura cervejeira e boas pizzas, rsrsrsrsrs

★★★★★ Em 10-08-2017 às 21-18h Responder 5

Resposta de Vinicius

Parabéns ao NECA pela iniciativa ao descarte consciente desses sólidos e que essa parceria com os cervejeiros artesanais da região traga mas é mas frutos e pizzas . rsrsrsrs

★★★★★ Em 10-08-2017 às 20-27h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas