Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,164 Dólar PTAX800 R$ 3,166
  • 17-08-2017 | 12:40h

TOPA: PRIMEIRO DIA DE AULA EMOCIONA IDOSAS QUE SONHAM COM A ALFABETIZAÇÃO

Sabe aquele dia que uma pessoa nunca mais vai esquecer? Assim será esta segunda-feira, 7 de agosto de 2017, para a dona de casa Anatília Freitas. Só agora, aos 79 anos, ela está entrando em sala de aula para ser alfabetizada pelo Programa Todos pela Alfabetização (Topa), que já beneficiou 1,5 milhões de baianos. A partir de hoje, dona Anatília vai estudar no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luís Pinto de Carvalho, no bairro do São Caetano, unidade da rede estadual de ensino em Salvador.

“Eu vou realizar o meu sonho de aprender a ler e a escrever, de poder falar bem, de me comunicar e entender melhor o que as pessoas falam”, comenta, sem disfarçar a emoção pelo momento. Com a sabedoria dos seus 79 anos, dona Anatília não quer pensar no passado, na exclusão e na falta de oportunidade de estudar que marcou a vida, na época que morava na zona rural e muito distante da escola. Otimista, ela fala: “Tudo tem o tempo certo e agora chegou a minha vez”, comemora.

Dona Renilda Barbosa dos Santos, 66 anos, diz que dedicou a vida aos filhos. Agora, realizada como mãe, ela busca outra realização. “Eu casei muito cedo e tive dez filhos. Agora, meus filhos estão todos crescidos e formados e eu estou tendo a oportunidade de estudar. Estou me sentindo como voltar a ser criança e vou curtir cada momento com meu caderno e a caneta nas mãos”, sorri.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala do alcance social do Topa. “O governador Rui Costa teve a sábia decisão de unir o programa ao Pacto pela Educação, em um regime de colaboração entre o Estado e os municípios, dando a essas pessoas, que foram vítimas durante anos e anos ao não acesso à Educação na idade certa, mais dignidade para que sejam reinseridas na sociedade”, afirmou.

A coordenadora de turma do TOPA, Telma de Jesus, que acompanhou o primeiro dia de aulas das novas alfabetizandas, fala desta emoção. “O TOPA permite que os beneficiados tenham uma nova oportunidade de aprendizado. Além disso, regata a autoestima e contribui para a reinserção social e ingresso no mundo do trabalho”, ressaltou.

O programa chega à 10ª etapa, quando beneficiará mais de 15 mil pessoas. As aulas são ministradas em escolas, em igrejas, associações de bairro, sindicatos, em lugares que ficam mais próximos e mais acessíveis para o público-alvo do programa, ou seja, jovens acima de 15 anos, adultos e idosos. O Topa é realizado em parceria do Estado com prefeituras municipais, entidades dos movimentos sociais e sindicais e universidades públicas e institutos de Educação sem fins lucrativos.

Deixe seu comentário para TOPA: PRIMEIRO DIA DE AULA EMOCIONA IDOSAS QUE SONHAM COM A ALFABETIZAÇÃO

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas