Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 15-12-2017 | 17:51h

A brutalidade continua acontecendo, inclusive na semana de trânsito

A brutalidade continua acontecendo, inclusive na semana de trânsito

Estamos em plena Semana do Trânsito, mas, ainda assim, em um momento quando estão sendo evidenciadas as medidas de segurança, muitas pessoas, principalmente motoristas, continuam cometendo atentados contra a vida. E em Ilhéus não é diferente. Basta sairmos pela cidade para vermos inúmeros descasos com a vida humana praticados por condutores e condutoras de veículos.

Na Av. Lomanto Jr., por exemplo, é muito comum motoristas praticarem a chamada “roubadinha” na ponte, para se dirigirem à Avenida Princesa Isabel.  Um absurdo! Todos os dias isso acontece, sobretudo nos horários em que os agentes municipais de trânsito não estão presentes. Aliás, por falar em presença dos agentes, esta é bastante irregular. Nos dias de chuva, por exemplo, o caos se instala, porque o pessoal não aparece para colocar um pouco de ordem no tráfego.

Outra questão lamentável é a falta de respeito ao pedestre nas faixas, e também nas sinaleiras cujos semáforos não funcionam adequadamente. As pessoas têm que esperar até que um (a) motorista consciente pare o veículo e as deixe atravessar. Muitas vezes, inclusive, um(a) motorista ou motociclista concede a passagem de um lado, e os que estão do lado oposto ignoram, em uma demonstração de descaso e desrespeito.

Além disso, há que se considerar, entre outras questões, o fato de motociclistas saírem guiando a toda velocidade e ultrapassando, inclusive em plena ponte, sem que nenhuma autoridade de trânsito adote as medidas cabíveis; assim como o estacionamento em passeios, o que coloca a vida de pedestres em risco.  Resultado: trânsito caótico e estressante.

Nem na Semana dedicada à educação para o trânsito as pessoas estão se tocando e tornando-se um pouco menos brutas. E tudo isso acontece, também, porque a autoridade municipal de trânsito tem deixado muito a desejar. Está na hora, aliás, de a Prefeitura começar a realizar um trabalho mais eficiente nesse setor, cumprindo o que estabelece o Código Brasileiro de Trânsito.

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]

Deixe seu comentário para A brutalidade continua acontecendo, inclusive na semana de trânsito

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]