Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,316 Dólar PTAX800 R$ 3,333
  • 15-12-2017 | 11:59h

A Educação como autópsia da vida

A Educação como autópsia da vida

Palavra de origem grega que significa 'ato de ver com os próprios olhos, autópsia também significa exame critico e detalhado de si mesmo.

Partindo do princípio que não nascemos prontos, a Educação é responsável por essa formação, na medida em que ela possibilita que cada pessoa faça seu exame crítico e detalhado a partir do conhecimento de si mesmo.

O que leva alguém a trabalhar com a formação de pessoas? A expressão Ensinar vem do latin ensignare, que significa deixar uma marca, gravar alguma coisa em alguém, deixar um sinal.

O professor é aquele que deixa marcas e sinais em seus alunos, conduzindo-os para o bem, tornando-os felizes. Mas, o que é ser feliz?

A palavra feliz em latim, significa também fértil. Felicidade não é esterilizar o sonho, não perder a esperança, nesse ponto a Educação tem uma importância muito grande que é formar pessoas que tenham uma vida fértil, não uma fertilidade individual, mas coletiva, pois, quando se é feliz é fértil, quando é fértil é porque é feliz. A felicidade se plenifica no compartilhar e não no isolamento.

A Escola de tempo integral era um desejo do século passado que nós brasileiros não conquistamos. Hoje, no século XXI vivenciamos a Educação de tempo integral, ou seja, aprendemos no momento que acordamos até a hora que vamos dormir.

Essa Educação Integral nos faz citar Clarice Lispector, que afirma: “aquilo que desconheço é minha melhor parte”. Significa que, aquilo que ainda não sei é a minha possibilidade de renovação, transformação, que é o objetivo maior da Educação.

Quando nos convencemos que o desconhecimento possui uma angustia que deve levar a uma atitude em vez de passividade, nos tornamos aprendentes e nos completamos enquanto pessoas.

Na mitologia grega e romana, Hermes e Mercúrio, são Deuses do comércio e da comunicação, havendo uma relação direta entre o comércio e a comunicação, pois, quem se comunicava gerava riquezas e quem gerava riquezas tinha que se comunicar. A capacidade de vivermos em redes, reduz nossas angústias e facilita nossas conquistas.

Hermes também era o Deus da interpretação, de cujo nome deriva o termo hermenêutico. Comunicar é ser capaz interpretar, esclarecer, fazendo a leitura do mundo e da palavra, assim, podemos perceber, que educação, comunicação e cidadania se entrelaçam. A educação se apropria da comunicação para formar cidadãos, portanto, espaço como esse na Ilhéus FM, é uma possibilidade de contribuir na construção de uma educação cidadã.

 

Deixe seu comentário para A Educação como autópsia da vida

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Prof. Reinaldo Soares

Prof. Reinaldo Soares
Prof. Reinaldo Soares

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Ex- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus- Diretor do IBEC, Palestrante, Professor da Pós-Graduação da FACSA/IBEC e do Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.  E-mail: [email protected]