Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial R$ Dólar PTAX800
  • 27-05-2018 | 16:45h

A Hipocrisia humana e a política brasileira

A Hipocrisia humana e a política brasileira

Desde as chamadas diretas já, onde o Brasil deixou de ser um país governado por militares, ou seja, saiu do regime ditatorial e se tornou democrático, que a política brasileira parece ter criado o dom nefando de atrair para si os piores elementos da sociedade, no cerne da sua política. As pessoas através do senso comum, não têm condições de julgar esses políticos pelas propagandas eleitorais, pois, não é possível através de discurso, diferenciar um político picareta, do político sério. Sendo assim, a nossa tão cantada democracia, se é que podemos dizer isso, seria mais bem definida como um jogo de “cabra-cega”, no qual o nosso amigo eleitor, de olhos vendados, tenta acertar “o rabo do burro” de tempos em tempos. É, pelo fato de tentarmos acertar, sem conhecer o político, que vemos hoje esse caos econômico e social que passa o nosso país, estados e municípios. Alguns “politiqueiros” poderiam ter outra versão para essa história e diria que o crescimento da balança comercial, o aumento das exportações, responsabilidades administrativa e tanto outros palavrórios técnico são os culpados dessa desorganização comercial, porém sabemos que não é verdade, o nação está podre de tanta corrupção política.

Quando os homens que governam uma nação, um estado ou município buscam o próprio interesse, em detrimento aos interesses da sua comunidade, prejudica toda a sociedade que representa. E isso não se ata a um determinado partido político, ou um representante governamental, é algo que já se tornou generalizado. É algo que já faz parte da cultura brasileira. Todos querem levar vantagem em tudo. “A Lei do Gerson”! Querer levar vantagem é próprio do ser humano. O que a faz inadmissível é quando a vantagem do político prejudica toda a sociedade. O político corrupto tem consciência do que faz, sabe muito bem que surrupiar o erário público é crime dos mais infames, só que a sua ganância não vai fazê-lo parar de se corromper e ele vai continuar a prejudicar as pessoas e a buscar vantagens para si. Enquanto formos hipócritas, jamais teremos condições de construir um Estado que seja Estado de fato. A falta de ética não é um problema de berço ou religioso, é um problema de educação pública. As escolas privilegiam uma educação técnica, voltada para o ensino de ciências, mas despreza aquilo sem a qual nenhum conhecimento técnico produz bons frutos: A ética! Aliás, temos outro problema sério. No nosso sistema atual, quem for ético não tem chance na política. É a hipocrisia de nosso sistema. Fala-se de ética como se todos fossem exemplos impecáveis dela; mas se você quiser realmente praticá-la, será punido pela sociedade. Dois pesos, duas medidas! Quanta hipocrisia!

É impressionante o alcance da hipocrisia humana, fica fácil perceber quando se para e olha-se o mundo ao redor. Políticos conhecidos e eleitos várias vezes, doutores em corrupção, totalmente corruptores, batem a mão no peito e defendem suas posições como se fossem exemplares perfeitos da mais pura ética e moral da nossa sociedade, se dizem políticos éticos e dignos de ajudar ao povo e salvá-los de toda a miséria que povoam as nossas comunidades. Alguns deles estão tão bem intrínsecos em seu papel de bom moço que se contorcem quando ouvem as palavras: corrupção, vantagens e violência, como se eles nunca houvessem cometidos esses atos contra a população.

Vestem-se de defensores dos direitos humanos, da liberdade e nos infestam com seus discursos famélicos políticos, e são os que mais causam mal e violentam os direitos das pessoas que juraram representar. Os maus políticos terminam se perpetuando no sistema administrativo brasileiro e se tornam geradores das mais intensas contradições, e fomentam um populismo eleitoral baseado do assistencialismo, que terminou por transformar os brasileiros em “bobos da corte”, em “bestas” que acreditam em contos da carochinha. Mas o que dizer sobre tudo isso? Na verdade a hipocrisia está em todos nós, políticos e eleitores, pois sabemos o que precisa ser feito, sabemos como fazê-lo, mas ficamos parados, estagnados e não fazemos nada, estamos anestesiados para tolerar o fedor que é a nossa política. Mas justiça seja feita, a culpa não é só dos políticos, a culpa é nossa que concordamos com as sujeiras que os políticos lançam em nossa porta e ainda a recolhemos para os quintais das nossas casas e os deixamos guardados pelo período de quatro anos.

Deixe seu comentário para A Hipocrisia humana e a política brasileira

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)

Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)
Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)

Psicóloga formada na Faculdade Salesiana de Vitória.

A fofoca provoca a desunião!

Política

A Fofoca e a desunião estão intimamente ligadas e, terminam [+]