Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 18-12-2017 | 07:01h

A importância da comunicação entre os serviços de emergência

A importância da comunicação entre os serviços de emergência

No sábado, dia 11 de novembro, pouco depois das 19 horas avistei um homem caído na esquina entre a Avenida Lomanto Júnior e a Rua 13 de maio, no bairro Pontal. Cercado por populares, o homem estava imóvel, ao lado de uma motocicleta, aguardando o resgate. Passaram 10 minutos desde que avistei a cena, e o SAMU não havia chegado. Então liguei para o corpo de Bombeiros. A ligação se esgotou e ninguém atendeu. Tentei outra vez, e nada. Dois ou três minutos depois ouvi sirenes e avistei duas viaturas em direção ao ocorrido. Eram duas ambulâncias – uma do SAMU e outra do Corpo de Bombeiros – uma atrás da outra. A questão que quero colocar é: os serviços de emergência não se comunicam entre si, mas precisam se comunicar.

Naquela situação, se tivesse havido comunicação as duas ambulâncias não teriam se dirigido ao local, já que não havia necessidade, pois se tratava de apenas um acidentado. Essa falta de comunicação extrapola o gasto desnecessário de dinheiro público; pode significar, sobretudo, falta de atendimento em outra situação de emergência, considerando o fato de não termos viaturas suficiente para atender às demandas da população.

Outra questão que gostaria de entender é o porquê de o telefone 193, do Corpo de Bombeiros, não haver sido atendido quando fiz a chamada. E se aquele telefonema se tratasse de outra área, para resgatar outra pessoa, em outra situação?

Aproveito o contexto para questionar, também, o fato de não haver viaturas do SAMU e do Corpo de Bombeiros na Zona Sul da cidade. Quando há engarrafamento – e sabemos que isso acontece todos os dias – o tempo de chegada até uma ocorrência naquela área se estende muito mais.

Fica aqui uma reflexão para que as autoridades adotem as providências necessárias.

Deixe seu comentário para A importância da comunicação entre os serviços de emergência

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]