Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,175 Dólar PTAX800 R$ 3,173
  • 19-10-2017 | 23:42h

A Juventude precisa de cuidados

A Juventude precisa de cuidados

Estudo do Ministério da Saúde, diz que, no Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens com idade entre 15 e 29 anos. O estudo mostra, também, que a maioria dessas mortes acontece entre homens (79%). Por que estou falando sobre isso aqui?

Porque no último sábado o jovem estudante de Direito da UESC Silvoney da Hora dos Santos foi encontrado morto com fortes indicações de que teria cometido suicídio. Nos últimos anos muitos suicídios têm acontecido em nosso país. O estudo do Ministério da Saúde mostra que, entre 2011 e 2015, houve um aumento de 12 % nos casos de suicídio no Brasil.

As informações do Ministério da Saúde apontam que os indígenas são os que mais cometem suicídio e representam 15,2% do total, se comparados com brancos (5,9) e negros (4,7). Da mesma forma, os dados mostram que a região Sul do Brasil é a área onde morreram mais por suicídio, enquanto na região Nordeste esses números são mais baixos.

O caso de Silvoney da Hora dos Santos não é o único da nossa realidade mais próxima. Em dezembro de 2014, por exemplo, o também estudante da UESC Alisson Rocha Santos cometeu suicídio. E a gente se pergunta: o que tem levado tantos jovens a cometerem suicídio, em plena flor da idade, com um futuro inteiro pela frente? Esta é uma resposta muito difícil de obter. Mas, uma coisa é certa: o Poder Público precisa cuidar dos jovens.

O próprio Ministério da Saúde aponta a necessidade de Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, pois, conforme o estudo, a atuação desses centros pode reduzir em 14% os casos de suicídio. No entanto, o Brasil tem quase 6 mil municípios e menos de 2.500 deles possuem um Caps.

A juventude é o futuro de qualquer país. Se não cuidamos dela, que tipo de futuro teremos?

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: profverbenacordula@gmail.com

 

Deixe seu comentário para A Juventude precisa de cuidados

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: profverbenacordula@gmail.com