Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,175 Dólar PTAX800 R$ 3,173
  • 20-10-2017 | 03:00h

As relações de poder na sociedade atual

As relações de poder na sociedade atual

Publicado em 1979 pelo Filósofo francês Michel Foucault, o livro Microfísica do Poder faz uma abordagem das relações e exercício do poder, nas mais variadas instâncias e espaços.

Vivemos hoje em uma sociedade em que o poder se fragmentou, ele não se concentra mais e somente no poder público, no Estado e suas formas de controle.

O poder está disseminado de forma ampla, em todos os setores da sociedade, do crime organizado, da Imprensa, dos políticos, do grupo LGBT, dos evangélicos, dos liberais, de um porteiro de prédio ao guarda de transito, de um radialista a um líder sindical. O poder fragmentado tornou-se tão perigoso quando o poder do Leviatã, do Estado forte.

Todos tornaram-se vítimas deste poder difuso: sistemas, regimes, instituições e pessoas. Dezenas e centenas de poderes surgem e se consolidam.

Quando, em 1651, o inglês Thomas Hobbes escreveu no Leviatã que o homem era lobo do próprio homem, por isso teria que existir um Estado Forte (leviatã) para conter a natureza egoísta do ser humano, não imaginaria que o Estado seria apena uma das formas de poder.

Em uma sociedade cada vez mais de poder fragmentado, percebe-se que o homem não sabe e não tem meios para se libertar das relações complexas do poder contra a própria sociedade. Estamos presos em uma rede de poder que buscamos e lutamos, mas não sabemos como lidar com essa microfísica do poder, que com a tecnologia e redes sociais, tem nos tornado vulneráveis e dependentes dos poderes que melhor se organizam e se impõem.

Combatemos a ditadura do Estado forte e nos tornamos presos das ditaduras dos variados grupos de poderes.

O poder está em todos os lugares, vem de todas as partes, o seu grande objetivo é controlar o comportamento humano, limitar a liberdade do homem, fazer o homem comportar-se como um animal domesticado, sem capacidade de reação, como se fosse um fantoche.

As pessoas, estão acanhadas e obrigadas a cumprir normas sem sentido, regras que não concordam. Em uma sociedade de poderes diversos, um síndico de prédio, tem tanto poder como tinha um senhor feudal na Europa medieval.

É estabelecida a disciplina geral, por porteiros, médicos, guardas, agente de trânsito e tantos outros. O que não falta nessa sociedade é gente para sobrepor o seu poder sobre outros.

A luta pela instituição da liberdade não pode acontecer mais apenas numa relação de macro poder, pois, a proliferação de diversas formas e relações de poder, tem transformado o nosso dia a dia numa verdadeira prisão. A liberdade é abstrata e as ruas e casas tornaram-se prisões.

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Diretor do IBEC, Ex Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, Palestrante, Professor do Colégio Estadual Horizontina Conceição e da Pós-Graduação da FACSA/IBEC.  E-mail: profreinaldosoares@hotmail.com

 

Deixe seu comentário para As relações de poder na sociedade atual

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Prof. Reinaldo Soares

Prof. Reinaldo Soares
Prof. Reinaldo Soares

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Ex- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus- Diretor do IBEC, Palestrante, Professor da Pós-Graduação da FACSA/IBEC e do Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.  E-mail: profreinaldosoares@hotmail.com

Homenagem ao Professor

Política

Meu ponto de vista de hoje na Ilhéus FM é [+]