Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 18-12-2017 | 07:01h

Cadeiras não dançam

Cadeiras não dançam

  • 01
  • ★★★★★

“Política é a arte ou ciência de governar” que por sua vez, significa “administrar, dirigir...” Aquele(a) que irá governar, em nosso país, é eleito democraticamente, para exercer o mandato que lhe for confiado pelo povo, pelo período de quatro anos.

Costumo usar metáfora para que o entendimento atinja a todas as pessoas. Assim, vamos ao entendimento do que é escolher a pessoa que irá governar o nosso município, nosso estado e nosso país e até onde somos responsáveis pelo resultado dessa escolha, já pensando que, de dois em dois anos, temos eleições para decisão de quem irá dirigir o que é público, ou seja, de todos. Imaginemos que somos proprietários de uma loja de departamentos, que vendem móveis, eletrodomésticos, brinquedos, vestuário etc. e precisamos contratar um novo gerente.

O primeiro passo será elaborar um aviso anunciando que estamos precisando de um gerente e definimos, quais requisitos são necessários para que as pessoas se candidatem.

No segundo passo, vamos analisar todas as inscrições e eliminar as pessoas que não atenderam ao que foi colocado no aviso. Assim, ficamos com o número de candidatos finais para escolhermos apenas um.

O terceiro passo é o momento de conhecermos pessoalmente os candidatos e conversarmos com eles, o que será definitivo para a escolha da pessoa a quem confiaremos nossa loja e fazer com que ela se desenvolva.

Finalmente, chegou o grande momento da definição de quem é, pois, uma das pessoas se sobressaiu na entrevista e foi ela quem demonstrou conhecer o nosso negócio, sabe dos principais indicadores, o que pode ser melhorado, o que pode ser continuado e até apresentou uma proposta com metas a serem alcançadas, além de apresentar quais os projetos serão realizados para que alcance as metas que estão sendo propostas. Percebemos na entrevista, as qualidades de um líder e isso nos transmite confiança e, portanto, segurança de que o nosso empreendimento estará em boas mãos e prosperará.

O escolhido faz uma exigência e nós, claro, temos regras que não podem ser mudadas. Assim, negociamos. A pessoa escolhida indica quais pessoas irão coordenar os diversos departamentos e nós aceitamos, mas exigimos que os demais colaboradores não sejam trocados, pois foram admitidos por meio de concurso e são profissionais qualificados para a função que exercem. Pronto! Estamos, nós e o novo(a) gerente satisfeitos até aqui.

E agora, o que fazemos? Nos despedimos, entregamos nossa loja e informamos que retornaremos depois de quatro anos para saber se a pessoa cumpriu o que prometeu? Você que nos ouve, faria isso com a sua loja? Não? E por que faz isso com a sua cidade? Por que entrega e depois só lamenta? Devemos lembrar que participar das decisões que estão sendo tomadas pelo governante da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, é DIREITO nosso. Que devemos estar em alerta para saber, por que Secretários são trocados, Ministros são trocados qual o interesse das trocas?

O próximo ano é de escolha de governante do nosso estado e presidente do nosso país. NOSSO ESTADO e NOSSO PAÍS! O nosso município não pode ser prejudicado com trocas daqueles que foram colocados para cuidar das Secretarias, senão por comprovada incompetência ou não atendimento a exigências que são feitas e por estarem atuando de forma não legal, para que as atividades não sejam descontinuadas.

Precisamos estar em alerta para entender que jogo é esse. Começaremos a assistir o que deve deixar de existir, pois serviços que não podem parar, são descontinuados e nós, o povo, somos prejudicados.

Os Secretários são trocados e estes trocam todos os servidores que contratou para dar lugar a todos que os novos Secretários irão contratar. Ainda que seja legal, é imoral o uso da máquina pública para permanência de grupos no poder. Você ama sua cidade? Quem ama participa!

Deixe seu comentário para Cadeiras não dançam

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Ana Maria Lemos Pacheco

Parabéns, Socorro. Demonstra mais uma vez a sua competência e o seu conhecimento profundo sobre administração pública. .....Um grande aprendizado para quem não sabe votar por sermos analfabetos políticos. ...

★★★★★ Em 16-11-2017 às 22-07h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Maria do Socorro Mendonça

Maria do Socorro Mendonça
Maria do Socorro Mendonça

Maria do Socorro Mendonça é empreendedora social Ashoka, empreendedora cívica RAPS e Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus. Email: [email protected]

Planejar para melhorar!

Política

No ponto de vista de hoje, trago para vocês de [+]