Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,261 Dólar PTAX800 R$ 3,278
  • 19-11-2017 | 22:13h

Coisas inacreditáveis que acontecem em Ilhéus

Coisas inacreditáveis que acontecem em Ilhéus

  • 01
  • ★★★

Toda cidade bem administrada, bem organizada do mundo conta com algum tipo de organismo público que acolhe animais abandonados, dando-lhes a devida assistência, até que alguém se apresente para adotá-los. Não é o caso de Ilhéus, que tem o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura, mas que é um verdadeiro horror para os poucos animais que são recolhidos. Além das precárias condições, após dois ou três dias do resgate os bichinhos são sacrificados, sem a menor chance de encontrar uma família que os acolha. E como aqui há um número grande de animais abandonados, a ONG Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos vem, desde maio de 2008, realizando um trabalho sério, organizado, mas cheio de percalços, inclusive provocados pela Prefeitura.

O Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos é uma ONG que se responsabiliza, entre outras coisas, pelos cuidados assistenciais aos animais; por ações de proteção animal; pela promoção de ações do voluntariado; pela busca de doações e parcerias para a execução das metas da associação; pela conscientização da comunidade para a posse responsável dos animais; além da realização de feiras de adoção, acompanhado com termo de responsabilidade, após castração e tratamento veterinário.

Mesmo se responsabilizando por um trabalho que é de obrigação do governo municipal, quando a ONG Planeta dos Bichos deseja realizar qualquer evento para promover conscientização das pessoas sobre a necessidade de adotar esses animais abandonados, a Prefeitura cobra pelo espaço público a ser utilizado pelo evento, seja uma praça, seja um ginásio. Conforme informações do pessoal da ONG, na administração anterior havia até um desconto, e se pagava 18 reais para utilizar um espaço em qualquer praça da cidade. Agora, o preço é “cheio”, quarenta reais. Com desconto ou sem desconto é uma vergonha que a Prefeitura cobre por isso. Quando me disseram pensei que se tratasse de uma “pegadinha”, mas, infelizmente, é a verdade.

Será que o prefeito Mario Alexandre, que é médico, tem conhecimento deste absurdo? Quero crer que não, principalmente porque, como profissional de saúde, ele deve saber o grande serviço que a ONG Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos - que apenas cota com a ajuda de voluntários que amam animais e não querem ver os bichinhos sofrendo - tem prestado à saúde pública da cidade que ele administra.

Muita gente deve estar pensando: se ele não se importa com o SAMU, que está caindo aos pedaços, se importará com os animais? 

 

Deixe seu comentário para Coisas inacreditáveis que acontecem em Ilhéus

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Léo

Até entendo a preocupação da colunista em relação ao assunto, mas na minha opinião, manter bichos abandonados sob custódia de uma prefeitura que não arrecada impostos suficientes para manter a máquina pública funcionando de forma correta é complicado tbm! Outro fator agravante: a maioria dos bichos abandonados são animais doentes, sem raça e que, mesmo fazendo feiras de adoção, nãodespertam o interesse da população. O jeito para isso é cruel, mas necessário: sacrificar... no outro lado da moeda, acredito que o problema é a falta de impunidade! precisamos lutar para q possamos ter leis severas quanto ao abandono de animais domésticos! Cadastro de animais e donos, acompanhamento de vacinas e controle de natalidade são algumas medidas que poderiam ser tomadas para que o crime de abandono não possa se repetir. É incrível a quantidade de gatos e cachorros sem dono e jogados nas ruas de Ilhéus!!! É de fazer vergonha! Animais nas ruas causam a proliferação e o surgimento de doencas infecciosas como a raiva, a sujeira e até acidentes automobilísticos. Enfim, infelizmente o sacrifício de animais é um mal necessário onde o bicho homem prova que cada dia q se passa, mostra sua incapacidade de senso...

★★★ Em 23-10-2017 às 03-05h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]