Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial R$ Dólar PTAX800
  • 21-05-2018 | 17:58h

Como elaborar um projeto

Como elaborar um projeto

A gente que é artista, muitas vezes não se preocupa com a parte burocrática e institucional da nossa carreira. O que a gente sabe fazer mesmo é arte, é cultura. Esse negócio de escrever um projeto com objetivo, justificativa, meta e tantos outros elementos indispensáveis a um bom projeto cultural a gente deixa de lado.

Acontece, que se a gente não se organizar, dificilmente vamos conseguir alcançar recursos que estão postos nas chamadas públicas que, anualmente, são lançadas pela iniciativa pública e pela iniciativa privada. Até que se criem outras formas de apoio, o edital tem sido a maneira mais transparente e democrática de desconcentração de recursos para a área cultural. Portanto, se liga aí em dicas simples na hora de montar seu esboço e criar seu projeto.

Antes, lembre-se de uma coisa: Enquanto algumas pessoas veem como problema a epidemia do crack e de outras drogas ou a falta de atividade cultural nas escolas, o artista vê a situação como uma oportunidade. Uma oportunidade de criar uma intervenção cultural que possa, pelo menos, minimizar o problema. E mais, todo projeto é igual a um produto. Se você quer lançar um CD, escrever um livro, circular com uma peça de teatro ou simplesmente estreiar uma peça é só focar nesta afirmação de que todo projeto é igual a um produto. O tempo aqui é curto para explanar como construir um objetivo, uma meta, um orçamento, uma justificativa, um cronograma de execução, um plano de mobilização ou um plano de mídia. Mas se você tiver a ideia clara do que deseja é como um jogo de dominó: basta ir encaixando as peças.

Maria Helena Cunha afirma que um bom projeto é aquele em que “cada item de desenvolvimento do projeto deve estar interligado. Isso significa que, na prática, quando estamos planejando e estruturando um projeto, cada atividade deve se remeter ao seu objetivo específico, e este ao objetivo principal do projeto e aos resultados desejados. Tudo isso reflete nos recursos financeiros necessários para sua viabilização e nos recursos humanos capazes de transformar as ideias em ações culturais e artísticas efetivas.”

É preciso ainda deixar clara a relevância do seu projeto no contexto sociocultural de sua realização. Aliem-se a esse processo CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e SINGULARIDADE. Tudo isso junto estimula a diversidade cultural. Sabe, por quê? Porque, nesta situação, o que está sendo avaliada é a questão do MÉRITO e da QUALIDADE ARTISTÍCA da proposta. Se quiser um pouco mais, só escrever para mim.

Deixe seu comentário para Como elaborar um projeto

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Pawlo Cidade

Pawlo Cidade
Pawlo Cidade

Pawlo Cidade é escritor, ativista cultural e Secretário Municipal de Cultura de Ilhéus. E-mail pawlocidade@msn.com

O tempo do texto

Política

Chego ao texto cinquenta pensando no que dizer. E observem [+]

Coletividade, sempre

Política

Quando assumi a secretaria da cultura a primeira coisa que [+]

Pérolas aos Porcos

Política

Tenho trechos de um livro inédito que resolvi compartilhar no [+]