Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,261 Dólar PTAX800 R$ 3,278
  • 19-11-2017 | 22:14h

Cultura 500 anos!

Cultura 500 anos!

Daqui a dezessete anos muitos de nós estaremos vivos quando Ilhéus completar 500 anos! Eu espero estar por aqui. Com isso, vejo que muitos grupos, pessoas e autoridades já vislumbram este acontecimento como uma grande oportunidade de alavancar grandes projetos. Por que a Cultura pensaria diferente? Ela também deve caminhar junto destas pessoas que sabem que para comemorar uma data tão especial precisamos pensar nela com antecedência. Muita antecedência, independente de governos, já que seu planejamento deve perpassar mandatos e se consolidar numa política de Estado.

Neste sentido batizei um plano de ação - que mais tarde pode vir a ser um programa da Secretaria Municipal da Cultura - de Cultura 500! Sem nenhuma pretensão, o programa foi apenas calcado nas ações que podemos construir. Ele aponta direcionamentos para a transformação de uma cidade histórica, como Ilhéus, numa cidade também criativa cuja missão será a de garantir a excelência em criação e gestão de programas e projetos culturais que permitam a inclusão, o empreendedorismo cultural, a diversidade, a preservação da memória e a valorização da produção cultural local.

Para isso será preciso assumir o firme compromisso de fazer com que a Cultura seja uma dimensão chave das políticas urbanas e desenvolver acordos que promovam a diversidade cultural, o carácter aberto da Cultura e a importância da criação e da participação cultural. Desta forma estaremos valorizando as dimensões de diversidade e diferenças de etnia, raça, gênero, idade, habilidades físicas, classes sociais e orientação sexual. Será preciso reconhecer e difundir novas práticas culturais e novos investimentos econômicos, que possam gerar riquezas socioculturais e econômicas e romper com a simples estratégia de preservação do patrimônio como um modelo único de desenvolvimento local e com a visão da Cultura ligada apenas ao tradicional.

Entretanto, se faz mister potencializar os segmentos criativos das áreas de música, dança, teatro, museu e literatura; publicidade e propaganda, arquitetura, mercado de artes e antiguidades, artesanato, design, moda, vídeo, artes performáticas, circo, softwares de lazer interativos, jogos de computador, televisão e rádio, culturas populares, artes visuais e digitais, publicações na internet e gastronomia.

Por fim, o que vai determinar mesmo esta mudança será o talento de todos os envolvidos no processo, a tecnologia, nossa principal aliada na construção deste programa e, sobretudo, a tolerância que se caracteriza por uma “abertura para com a diversidade e a atitude favorável a inclusão”.

 

Deixe seu comentário para Cultura 500 anos!

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Pawlo Cidade

Pawlo Cidade
Pawlo Cidade

Pawlo Cidade é escritor e ativista cultural. E-mail [email protected]

Politicamente correto

Política

Há um ano atrás escrevi um artigo sob o título [+]

Os periquitos de Pedro

Política

Eles viraram uma atração à parte. Chegam por volta das [+]