Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,316 Dólar PTAX800 R$ 3,333
  • 15-12-2017 | 11:59h

Diversidade Cultural

Diversidade Cultural

Se você pesquisar no google o conceito de diversidade cultural vai encontrar que são “os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”. Se direcionarmos o conceito apenas para a área artística a palavra “diversidade” vai significar diferentes manifestações artísticas, em suas múltiplas linguagens, em seus variados aspectos e significados. Portanto, teatro, música, dança, literatura, ópera, circo são elementos da diversidade cultural, correto?

No entanto, ao tratar deste tema, chamo a atenção para o conceito de Cultura que, no senso comum está aliada à entretenimento e lazer. Assim, quando você diz a palavra “Cultura”, a primeira imagem que surge na sua cabeça é a de um grupo de teatro, de música, de dança ou outra manifestação qualquer. Cultura é muito mais que isso e o significado de diversidade cultural está bem mais para o real conceito de Cultura do que a imagem que a gente faz da palavra em si.

Desta forma, a palavra diversidade se apresenta a partir de três características fundamentais: pluralidade, variedade e diferenciação. Somos uma cidade rica, culturalmente falando, plural, variável e diferente. A influência dos europeus, dos negros, dos índios, fez de Ilhéus uma cidade ímpar. Eu não sei de qual destes povos adquirimos nossa hospitalidade. Mas estamos deixando de lado alguns valores de ordem basilar que tem tornado a hospitalidade rotineira em hostilidade à flor da pele. Aos poucos estamos esquecendo a ética, a honestidade, a transparência, o comprometimento, a cooperação e a coragem para fazer tudo diferente. Fazer parte do “quanto pior melhor” virou palavra de ordem.

Eu amo Ilhéus. Amo o Território Litoral Sul. Amo a Bahia. Acredito na nossa gente, nas pessoas, nas comunidades, na coletividade, no trabalho solidário, na sustentabilidade, na inovação, no “quanto melhor, melhor!” Melhor para Ilhéus, melhor para o ilheense. Acredito na Cultura das relações, do convívio, do respeito, da integridade, da justiça, do amor.

Numa Cultura capaz de falar na alma, no espírito, no bem querer, na diversidade.

Creio numa Cultura que nos ensina a pensar fora da caixa. Numa Cultura que busca soluções para todas as questões e traz respostas para perguntas que sequer foram formuladas e que é capaz de otimizar as engrenagens da economia, seja pela sua transversalidade, seja pela sua multiplicidade, seja pelo seu poder criativo. Juntos, poder público, sociedade civil e comunidade cultural podem construir uma Ilhéus mais humana, mais justa, mais territorial, mais inovadora e mais solidária.

Deixe seu comentário para Diversidade Cultural

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Pawlo Cidade

Pawlo Cidade
Pawlo Cidade

Pawlo Cidade é escritor e ativista cultural. E-mail [email protected]

Temos produtos Culturais

Política

O que é um produto cultural? Em linhas gerais, num [+]

O Artista

Política

Se você vai casar, deseja que a sua festa tenha [+]

Entrelinhas

Política

Certa vez, meio-dia, sem um centavo no bolso, sentei na [+]