Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,167 Dólar PTAX800 R$ 3,167
  • 18-10-2017 | 16:26h

Em busca de uma sociedade melhor

Em busca de uma sociedade melhor

* Por Reinaldo Soares

Vivemos na era da informação. O Século XXI se constitui como um momento de superação da ignorância pelo conhecimento, do analfabetismo pela alfabetização, do atraso pelo progresso, da exclusão pela inclusão. Este caráter dualista na História nos possibilita optar que caminhos devemos seguir.

Temos a oportunidade de sairmos de uma condição de ignorância para o conhecimento, de deixar de sermos o país do futuro e vivenciarmos esse futuro no presente.

Neste processo histórico, os problemas e obstáculos que nos defrontamos, Paulo Freire denomina-os de situações-limites. Cada um de nós tem concepções e atitudes diferenciadas dessas situações-limites. Há os pessimistas que acreditam na impossibilidade de mudança, ou aqueles que se beneficiam com esse modelo e não querem que ele seja superada, ou, ainda aqueles, que como eu, sabe que o modelos está falido e precisa ser superado e se envolve nessa superação.

A esses, eu me direciono numa perspectiva da esperança sobre o medo, de uma olhar otimista em superação a uma realidade obscura e incerta, percebendo e acreditando na possibilidade de transpor esse modelo. Os atos-limites nos impulsiona à superação deste modelo, da aceitação cúmplice e passiva do que está posto, implicando dessa forma uma postura firme e decidida frente à realidade.

Os sujeitos desse processo se sentem no dever de romperem essa barreira das "situações-limites" para e pela ação com reflexão, transpor esses obstáculos em prol da liberdade dos injustiçados e excluídos, transpondo a fronteira da utopia para o concreto.

Estes atos-limites, devem expressar uma vontade política de todas e de todos que acreditam em um mundo melhor, resgatando nos homens e mulheres, jovens e crianças, os valores humanistas.

Neste contexto, percebendo que são as decisões políticas que interferem na educação que desejamos, na saúde que precisamos e na segurança que almejamos, precisamos acreditar em um novo modelo político, onde o clientelismo, o nepotismo, a corrupção e todas as suas consequências e variáveis sejam expurgadas.

Se para muitos esse desejo é utopia, que pelo menos nos lancemos na busca desse horizonte, mesmo porque, o horizonte serve para isso mesmo, nos fazer caminhar.

 Caminhantes de utopias e sonhos, acreditando em uma sociedade melhor, não estou sozinho nesse caminhar, e, aqueles que ainda acreditam nesse novo modelo político que priorize o ser humano, convido a superar as situações-limites com coragem e atitude.

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Diretor do IBEC, Ex Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, Palestrante, Professor do Colégio Estadual Horizontina Conceição e da Pós-Graduação da FACSA/IBEC. E-mail: profreinaldosoares@hotmail.com

Deixe seu comentário para Em busca de uma sociedade melhor

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Prof. Reinaldo Soares

Prof. Reinaldo Soares
Prof. Reinaldo Soares

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Ex- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus- Diretor do IBEC, Palestrante, Professor da Pós-Graduação da FACSA/IBEC e do Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.  E-mail: profreinaldosoares@hotmail.com

Homenagem ao Professor

Política

Meu ponto de vista de hoje na Ilhéus FM é [+]