Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 15-12-2017 | 17:55h

Gestão, conselho e políticas culturais

Gestão, conselho e políticas culturais

O podcast “é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criado pelo próprio usuário. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela”. Podcast é o que o professor Reinaldo Soares, a doutora Verbena Córdula, a ativista Maria do Socorro Mendonça e eu fazem semanalmente opinando sobre os mais diversos temas. Eu, por exemplo, foco, como vocês sabem, na Cultura.

Hoje eu não estou aqui para emitir uma opinião ou escrever mais um capítulo das minhas inquietações sobre o papel da cultura na gestão pública. Vou deixar isso para o maior seminário do Território Litoral Sul de “Gestão, Conselho e Políticas Culturais” que estarei coordenando em Ilhéus, neste fim-de-semana. A abertura é dia 29 de setembro, sexta-feira, com uma das maiores especialistas em Economia Criativa do Brasil, a doutora e socióloga Cláudia Leitão, ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará que irá nos brindar com seu discurso eloquente e seu relato de experiência à frente de uma das secretarias mais dinâmicas do Nordeste.

No sábado, pela manhã, Alessandro Fernandes Santana, pró-reitor de extensão da UESC, fala sobre a Economia da Cultura e os desentendimentos que existem em seu entorno, sobretudo quando a questão é a valorização do produto Cultura. Na sequência, Cris Alves, Lula Dantas e Pedro Jatobá debatem sobre a sustentabilidade dos pontos de cultura, mediados por um dos mais hábeis articuladores culturais da Bahia, Kuka Mattos.

Na tarde de sábado, um dos maiores especialistas em Direitos Culturais e Conselhos de Cultura do Brasil, o cientista político e historiador Bernardo Machado - um dos criadores do Sistema Nacional de Cultura - mediado pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Emílio Tapioca, discutem sobre o papel transformador dos conselhos de cultura. Logo após, Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do SEBRAE e Alexandre Simões, superintendente de promoção cultural, mediados pela articuladora Maria Áurea falam sobre Cultura e desenvolvimento na perspectiva da economia criativa. A tarde deste dia é encerrada com a Roda de Conversa “Cultura e Acessibilidade”, com Roberta Brandão e Danyelle Pimentel.

No último dia do seminário, domingo, 01 de outubro de 2017, novas rodas de conversa pela manhã sobre “A função das Redes Colaborativas” e “Cultura, a cereja do bolo” serão debatidos por mim, Romualdo Lisboa, André Rosa, Márcio Ângelo, Samuel Mattos, Rosa Rasuck e Fernando Reis. E a tarde, encerrando, Américo Córdula, especialista em consórcios culturais fala sobre cultura como elemento estratégico nos planos de governo. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

*Pawlo Cidade é escritor e ativista cultural. E-mail [email protected]

Deixe seu comentário para Gestão, conselho e políticas culturais

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Pawlo Cidade

Pawlo Cidade
Pawlo Cidade

Pawlo Cidade é escritor e ativista cultural. E-mail [email protected]

Temos produtos Culturais

Política

O que é um produto cultural? Em linhas gerais, num [+]

Diversidade Cultural

Política

Se você pesquisar no google o conceito de diversidade cultural [+]

O Artista

Política

Se você vai casar, deseja que a sua festa tenha [+]