Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial R$ Dólar PTAX800
  • 26-05-2018 | 16:43h

Hospital Costa do Cacau: A troca de seis por meia dúzia

Hospital Costa do Cacau: A troca de seis por meia dúzia

O governador Rui Costa inaugura nesta sexta-feira, 15, o Hospital Costa do Cacau. Uma obra importante? Sim, importantíssima, se o Governo do Estado da Bahia não estivesse trocando seis por meia dúzia. Explico: o novo hospital será inaugurado, mas a população de Ilhéus ficará sem o Hospital Luiz Viana Filho.

Outra questão que não pode ser desconsiderada é que o Hospital Costa do Cacau não será um hospital geral, já que nem todos os pacientes terão atendimento, pois haverá triagens para selecionar os casos que deverão ser atendidos. E o mais desastroso disso tudo é que as crianças nem passarão por essas triagens, porque o novo hospital não terá setor especializado em Pediatria.

O governador Rui Costa e o prefeito Mário Alexandre dizem que o Hospital Luiz Viana Filho será transformado em um hospital infantil e que será administrado pela Prefeitura de Ilhéus. Sobre isso uma pergunta precisa ser feita: se o governo municipal não consegue administrar nem os próprios postos de saúde, tampouco consegue oferecer escolas decentes para as crianças (vide o caso vergonhoso da escola do Japu), conseguirá administrar um hospital?

Tem outro detalhe, a meu ver também importantíssimo, e que não deve ser deixado de lado: o Hospital Costa do Cacau foi construído com dinheiro público (o dinheiro do povo baiano), mas será administrado por uma entidade privada. Aqui temos outro fator que precisa ser levado em conta, pois as entidades privadas querem lucrar, óbvio; sendo assim, quando o Hospital Costa do Cacau realizar as triagens, será que considerará, realmente, as necessidades dos pacientes; ou colocará em primeiro plano as possibilidades de usar menos recursos, e, portanto, de lucrar mais?

Sendo assim, quem pensa agradecer ao governador Rui Costa pelo novo hospital, não deve se esquecer desses detalhes importantes.

 

Deixe seu comentário para Hospital Costa do Cacau: A troca de seis por meia dúzia

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]