Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 18-12-2017 | 07:01h

Leveza nas relações e firmeza nas decisões

Leveza nas relações e firmeza nas decisões

A condução da vida é fruto da decisão de caminhar cada momento. Se viver é caminhar e se relacionar, a atitude de caminheiro nos permite seguir sempre em frente, mesmo que tenha os atalhos. 

Neste caminhar, cada escolha que fizermos, por menor que seja, é uma forma de nos lançarmos à frente em busca das conquistas que projetamos. Em uma sociedade repleta de intolerância, inconstância nas decisões e conflitos nas relações, um convívio social equilibrado é extremamente importante.

A busca por lideranças nas diversas profissões e situações, se torna cada vez mais uma necessidade. Líderes que possam conduzir um grupo com leveza e firmeza, tomar decisões com ousadia e responsabilidade, ouvir seus colaboradores e amigos com paciência e inquietude.

Precisamos encontrar em nossas ações o equilíbrio entre a leveza no conviver e a firmeza no decidir, desenvolvendo assim, a firmeza e a suavidade dentro de nós.

Quando se fala em um relacionamento leve, deve-se pensar em uma relação, onde a individualidade de cada um seja respeitada, uma relação com espaço para imperfeições e criações, mais acima de tudo, com perspectiva para mudanças de caminhos e estratégias. Se quisermos progredir em nossa vida, tanto material como espiritual, precisamos ser firmes, perseverantes e disciplinados.

Precisamos nos libertar da preguiça, do comodismo e do desânimo. E ao mesmo tempo, fluir com a vida, sem angústias sobre o futuro e sem temor sobre o passado.

A leveza nas relações deve contribuir para o crescimento daqueles que fazem parte dessas relações, e aí, há necessidade também de manter a firmeza do compromisso mútuo, dos acordos firmados e da construção de um espaço que permita a ambos se tornar pessoas melhores. Agir com firmeza numa relação, também tem a ver em aceitar que nem tudo será perfeito, que enganos e erros acontecerão que iremos ferir um ao outro de vez em quando, que nem sempre chegaremos a um acordo. Significa desejar conhecer o outro em sua inteireza, em suas incoerências, lidar com sentimentos simples e complexos. Orientados pelo discurso da leveza, muitos querem viver apenas o lado bom de tudo. Só alegrias, só divertimentos e coisas boas.

A dinâmica da vida como caminho a percorrer e conquistar, nos impulsiona a sermos leves e firmes, duros sem perder a ternura.

Não esqueçamos que o não é pedagógico e que ele nos faz também avançar mais e seguros do que o sempre sim. Que busquemos o equilíbrio entre a leveza e a firmeza no nosso dia a dia, no nosso caminhar.

Deixe seu comentário para Leveza nas relações e firmeza nas decisões

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Prof. Reinaldo Soares

Prof. Reinaldo Soares
Prof. Reinaldo Soares

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Ex- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus- Diretor do IBEC, Palestrante, Professor da Pós-Graduação da FACSA/IBEC e do Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.  E-mail: [email protected]