Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial Dólar Turismo R$ 3,0900
  • 18-02-2018 | 23:24h

O Espaço Cultural

O Espaço Cultural

Toda e qualquer atividade humana passa pela Cultura. Para a grande intelectualidade brasileira, para uma boa parte da massa crítica reinante, a Cultura não é mais vista apenas como entretenimento, mas, como mola de desenvolvimento econômico, com uma ampla visão que reúne aspectos simbólicos, uma ampliada visão de cidadania e robustos elementos econômicos. O Brasil tem uma notável experiência na construção de políticas públicas com a participação popular. As conferências são um exemplo vivo desta questão, pois, reúne em um mesmo espaço, a sociedade civil e o poder público na busca de soluções comuns.

A implantação de espaços culturais e centros de socialização caminham nesta direção, pois, ao propor parcerias e coordenações conjuntas, se transformam numa fonte inesgotável de aprendizagem e troca de experiências entre a comunidade, inserida no processo, e o poder público local. Isto faz com que não sejam impostas condições arbitrárias, nem programas completamente distantes da realidade em que estão inseridos estes espaços.

Todos nós sabemos que numa sociedade contemporânea e democrática há uma complexidade crescente de relações e maneiras de pensar. Ouvir e ser ouvido, cumprir e delegar responsabilidades é um desafio para a maioria dos gestores no setor público. Espaços culturais revelam-se, não só como um desafio para permitir o diálogo, mas como um espaço físico capaz de agregar projetos e atividades culturais, formação, qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção a violência, inclusão digital e promoção da cidadania.

Apesar do avanço democrático, da complexidade e da celeridade das transformações é possível desenvolver o espírito de pertencimento, de valorização do espaço público e de construção de ações que apontem na direção de um programa eficaz e capaz de atender aos desejos e anseios da comunidade local. É preciso criar, cada vez mais, canais de participação social de forma a ampliar a cidadania, sejam eles formais, através dos conselhos, colegiados e conferências ou informais, a exemplo de oitivas, fóruns não institucionalizados, mesas de negociação e redes colaborativas.

Se você quer um espaço cultural dinâmico, participativo, colaborativo é necessário que se agregue sempre novas estratégias na solução de reformas estruturais, na aplicação de atividades, no tratamento com os colaboradores e no horário de seu funcionamento. Lembre-se: o espaço cultural é laboratório de construção de um novo espaço institucional, composto por atores que devem possuir como método de gestão a implantação do diálogo para a eficácia das suas metas e a execução de seus objetivos.

Deixe seu comentário para O Espaço Cultural

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Pawlo Cidade

Pawlo Cidade
Pawlo Cidade

Pawlo Cidade é escritor e ativista cultural. E-mail [email protected]

Os livros proibidos

Política

Na história da literatura ou por que não dizer na [+]

Vida de Secretário

Política

O secretário chega às 8h. Faz uma breve oração, separa [+]