Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 15-12-2017 | 17:51h

O papel da Universidade no combate à violência contra a mulher

O papel da Universidade no combate à violência contra a mulher

Esta semana uso a Coluna para divulgar o lançamento da Campanha Respeite as Minas, projeto de combate à violência contra a mulher, desenvolvido pelo Comitê de Mulheres da UESC, em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres do Governo do Estado. A violência contra as mulheres é tema que precisa envolver a sociedade em geral, inclusive a Universidade, que deve ir muito além de fornecer profissionais ao mercado de trabalho, sobretudo, por se tratar de um espaço que, primeiramente, é educativo. Além disso, é preciso destacar que os vários tipos de violência contra a mulher – psicológica, física, sexual e simbólica, por exemplo – também acontecem nas universidades, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Avon, em 2015, com 1823 universitários brasileiros, 67% das universitárias revelaram já haver sofrido algum tipo de violência na Universidade; enquanto 56% disseram já haver sofrido assédio sexual; e 28% disseram já haver sofrido estupro, tentativa de estupro ou foram forçadas a beijar algum rapaz. Nesta mesma pesquisa, 36% das mulheres admitiram que o medo de sofrer violência as motivou a abandonar a universidade. A pesquisa revelou, ainda, que 13% de homens universitários admitiram já haver praticado algum tipo de violência sexual.

Portanto, a iniciativa do Comitê de Mulheres da UESC, que tem à frente a Professora Doutora Flávia Alessandra de Souza, tem muita justificativa. Esse tipo de ação é imprescindível no ambiente universitário; e a UESC não pode ficar de fora. Sendo assim, a comunidade universitária, assim como a população em geral devem participar deste evento, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 19, a partir das 8 da manhã, no Auditório da Biblioteca da instituição.

 Verbena Córdula é doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]

Deixe seu comentário para O papel da Universidade no combate à violência contra a mulher

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]