Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,307 Dólar PTAX800 R$ 3,318
  • 18-12-2017 | 07:03h

O que é a câmara de vereadores?

O que é a câmara de vereadores?

Acompanhar quem fiscaliza é nosso direito! No ponto de vista da semana passada, falamos em forma de metáfora, como se escolhe um prefeito para a cidade, o governador do estado ou o presidente do nosso país. Hoje, vamos falar também por metáfora, o que é a Câmara de Vereadores.

O prefeito da cidade ou o governante do estado e o presidente do país, era o dono da loja de departamentos, que depois de escolher o gerente, antes de se despedir, também selecionou e contratou 19 pessoas, consideradas honestas e competentes, que atenderam ao que foi divulgado no edital. Essas pessoas, irão representar o proprietário da loja, acompanhando e fiscalizando tudo que o gerente estiver fazendo.

Além disso, essas pessoas que foram contratadas para fiscalizar o gerente da loja, irão verificar o que precisa melhorar e escrevem regras, novas normas para atender às necessidades que vão surgindo ou alterar antigas. O proprietário da loja também deixou autorizado que o gerente pode escrever regras novas as quais poderão trazer gastos, além do que estava já planejado e, para isso, a equipe contratada para a fiscalização terá que aprovar.

O papel principal da equipe é defender o proprietário da loja, trabalhando para que aconteça o melhor para o desenvolvimento dela, com qualidade.

Acontece que volta e meia, alguns membros da equipe contratada para fiscalizar, estreita a amizade com o gerente da loja, pede emprego para os parentes e em troca, fecha os olhos para algo que possa estar prejudicando o proprietário. Por causa dessa situação e o proprietário acreditando que tenha contratado uma equipe boa, tudo estará bem, sequer visita a sua loja e só retorna quando acaba o prazo de vencimento do contrato.

Neste tempo, muita coisa pode acontecer se a equipe e o gerente se tornarem muito amigas, pois amigos não costumam desconfiar e não acreditamos que farão algo de ruim para nós. O ideal é que não fossem amigos ou inimigos, mas que mantido o respeito entre as partes, cada um cumprisse o seu papel.
Ao final da história, o proprietário da loja retorna e derrama lágrimas de sangue, na maioria das vezes, mas pode ser tarde. É por isso, que não devemos deixar sem acompanhamento e cobrar de cada um dos membros dessa equipe contratada, que falem e apresentem resultados das suas ações com relação às ações do gerente.

O gerente é o prefeito. A equipe, são os vereadores. O proprietário da loja é o povo! E cada um de nós, está acompanhando a equipe que por sua vez deve acompanhar o gerente para que nós, proprietários da loja, sejamos beneficiados pelo bom trabalho que ele vier executar.

É isso que fazemos? Você que nos ouve sabe quais as novas regras que estão sendo criadas para nossa cidade? Já formos alguma vez assistir a uma sessão da Câmara de Vereadores? Como você pode contribuir para que seja cada dia melhor as ações daqueles aos quais pagamos para tomar conta do que é de todos.

Deixe seu comentário para O que é a câmara de vereadores?

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Maria do Socorro Mendonça

Maria do Socorro Mendonça
Maria do Socorro Mendonça

Maria do Socorro Mendonça é empreendedora social Ashoka, empreendedora cívica RAPS e Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus. Email: [email protected]

Planejar para melhorar!

Política

No ponto de vista de hoje, trago para vocês de [+]