Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial Dólar Turismo R$ 3,1300
  • 21-02-2018 | 03:51h

O que fazer com nossos medos?

O que fazer com nossos medos?

Ter medo é uma percepção normal, todos nós temos medo de alguma coisa. Alguns medos parecem que vêem desde o nascimento, já outros vamos desenvolvendo ao longo da nossa vida. O medo é uma emoção portanto, é uma adaptação psicológica que vivenciamos ao longo da nossa existência e serve para evoluirmos e avançarmos em nossa trajetória. A única forma de vencermos o medo é enfrentando-o. Se permitirmos que o medo tome conta das nossas ações, podemos ficar estagnados durante um grande período e com isso, deixamos de alcançar os nossos objetivos. No momento em que você decide enfrentar os seus medos, irá perceber que afinal não eram assim tão assustadores quanto você imaginava.

Existem fatores que determinam o medo e, não costumamos perceber que é criado em nossa mente. Na verdade, o medo é a conseqüência de reações causadas pela nossa mente, proveniente de determinados estímulos dentro de nós, apesar de o sentirmos vivamente quando os sintomas se apresentam em nosso corpo. Se sabemos ou pelo menos suspeitamos de onde vem o nosso medo, podemos nos preparar e combatê-lo. Quando o nosso medo é racional podemos usar algumas medidas de precaução, e o enfrentamos da melhor maneira possível, através de recursos psicológicos e trabalhos com a mente. No entanto se o medo é irracional é necessário uma analise mais apurada, pois esses medos costumam ser uma fobia ou mesmo um transtorno psicológico, nesse caso, a ajuda de especialistas é fundamental.

Não devemos esquecer que a nossa vida está em constante crescimento e mudança. Portanto, tenha em mente que não existem decisões perfeitas e muitas vezes para mudar precisamos abrir mão de certas coisas que não estão funcionando como deveriam. E são essas perdas, o abrir mão dessas coisas que podem desencadear o medo do que está por vir. Todavia, os fatos que temos no momento é que deverão servir de parâmetro para o nosso enfrentamento. O medo de enfrentar a vida sem ajuda do outro, ou mesmo estar em uma situação nova, pode inibir que venhamos a viver de maneira plena, mais liberta e eficaz. A vida nos oferece um leque de opções, novas possibilidades e, situações bem sucedidas, que podemos assumir e superar o medo que atravanca o nosso crescimento interior. O medo do desconhecido inibe o crescimento, destrói a nossa confiança em realizar novos planos, alcançar novas metas e desempenhar o papel de senhora (o) da nossa vida. Quando nos conscientizarmos que estamos sendo bem sucedido em nossa nova caminhada, o medo some, a confiança volta e o riso será farto e sincero. Ponha na sua mente que você precisa, apenas, ser feliz!.

Deixe seu comentário para O que fazer com nossos medos?

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)

Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)
Maria Reis Gonçalves (Tia Nem)

Psicóloga formada na Faculdade Salesiana de Vitória.

A Banalização da vida humana

Política

Zygmunt Bauman, sociólogo e professor polonês, nos fala que estamos [+]