Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial R$ Dólar PTAX800
  • 21-05-2018 | 17:57h

O tempo do texto

O tempo do texto

  • 01
  • ★★★★★

Chego ao texto cinquenta pensando no que dizer. E observem que eu, Professor Reinaldo e os demais companheiros escrevemos apenas semanalmente. Agora você imagine escrever uma novela. O autor precisa produzir, no mínimo, quarenta páginas diárias. Cada página dá para o vídeo, em média, um minuto. Assim, um capítulo gira em torno de quarenta a cinquenta minutos. Uma novela leva, geralmente, seis meses, ou seja, duzentos capítulos. Ao final o autor – e seus colaboradores – terão escrito nada mais, nada menos que oito mil páginas! Haja ideia, haja trama, haja diálogo. João Emanoel Carneiro disse, numa entrevista, que escrever novela é um trabalho quase desumano. “Você trabalha doze horas por dia, de domingo a domingo”. É trabalho pesado. E, se a audiência cai, o trabalho dobra.

No rádio, uma lauda radiofônica, destas do tamanho de um papel sulfite A4, possui em cada linha escrita sessenta e cinco toques que equivalem a quatro ou cinco segundos. Se a lauda possuir doze linhas é igual a um minuto. Geralmente os radialistas usam para apresentação de uma síntese noticiosa. Na síntese, cada notícia tem entre seis e oito linhas. Em casos raros pode chegar a uma lauda e meia, ou seja, dezoito linhas. Coisa que os radialistas costumam fazer quando abrem o programa, por exemplo.

Pois bem, comecei pensando no que dizer e acabei dizendo sobre a dificuldade e o tempo que dispomos por cada texto escrito. Cada texto é sempre um parto. Uns mais doloridos, outros mais tranquilos. Se é que podemos afirmar que existem partos tranquilos. Há quem diga que sim. Meu texto, toda semana, tem entre três e quatro minutos. Há, se eles pudessem ser escritos neste mesmo tempo! As vezes quero dizer mais coisas, mas o tempo não deixa. Enfim, parafraseando Shakespeare, eu diria que entre o tempo e o texto, há mais mistérios do que sonha nossa vã caligrafia.

Deixe seu comentário para O tempo do texto

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Malthez de Athayde

Hum! Parabéns Pawlo, pela bela explicação textualizada. Talvez, só nós, os que vivemos e sobrevivemos do texto escrito para dimensionarmos a importância do tempo gasto e sua preciosidade.

★★★★★ Em 10-05-2018 às 11-06h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Pawlo Cidade

Pawlo Cidade
Pawlo Cidade

Pawlo Cidade é escritor, ativista cultural e Secretário Municipal de Cultura de Ilhéus. E-mail pawlocidade@msn.com

Como elaborar um projeto

Política

A gente que é artista, muitas vezes não se preocupa [+]

Coletividade, sempre

Política

Quando assumi a secretaria da cultura a primeira coisa que [+]

Pérolas aos Porcos

Política

Tenho trechos de um livro inédito que resolvi compartilhar no [+]