Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,316 Dólar PTAX800 R$ 3,333
  • 15-12-2017 | 11:59h

O trabalho escravo existe e gera bilhões de dólares em lucro a cada ano

O trabalho escravo existe e gera bilhões de dólares em lucro a cada ano

Ao contrário do que muita gente pensa, infelizmente o trabalho escravo existe, no mundo e no Brasil. É aquele em que o trabalhador ou trabalhadora tem privado seu direto de ir e vir; é aquele que obriga ao trabalhador ou trabalhadora a prestar serviço sem pagamento, ou, com pagamento irrisório; é aquele trabalho no qual, quem emprega, não registra legalmente seus empregados e empregadas; ou seja, é aquele em que as relações de trabalho costumam ser ilegais.

Além disso, a maioria das pessoas presas ao trabalho escravo é forçada permanecer nesse tipo de trabalho para pagar dívidas que, na maioria das vezes, é gerada no próprio local onde trabalha. Em muitos casos, essas dívidas são passadas de pais para filhos.

Dados do Ministério Público do Trabalho do Brasil e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que três em cada quatro trabalhadores resgatados, no Brasil, entre 1995 e 2017, foram encontrados, em geral, na Agropecuária. Os outros foram resgatados trabalhando como de servente de obras, pedreiro, carvoeiro, operador de moto serra, entre outras ocupações.

O trabalho escravo não apenas existe, mas, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), esse tipo de trabalho é responsável no mundo inteiro, pelo lucro anual de 150 bilhões de dólares para a economia privada. É uma vergonha que, infelizmente, essa atrocidade conte o descaso e o desdém de muita gente.

Para maiores dados, consultar: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2016/04/position-paper-trabalho-escravo.pdf. e

http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-rasilia/documents/genericdocument/wcms_555892.pdf

 

Deixe seu comentário para O trabalho escravo existe e gera bilhões de dólares em lucro a cada ano

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Verbena Córdula

Verbena Córdula
Verbena Córdula

Verbena Córdula é Doutora em História e Comunicação no mundo contemporâneo. E-mail: [email protected]