Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • R$ Dólar Comercial R$ Dólar PTAX800
  • 26-05-2018 | 14:54h

Pelo direito de expressão

Pelo direito de expressão

“Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até a morte, o teu direito de dizê-lo”. Com essa frase, o francês Voltaire, expressava bem o sentimento dos ideais iluministas: a garantia dos direitos e liberdades individuais.

A liberdade de expressão tornou-se uma dos pilares das democracias e das sociedades civilizadas. O respeito e tolerância ao contraditório permitiu grande avanço da humanidade. Quando formulamos e defendemos uma ideia, ela se fortalece no debate. A intolerância faz parte do extremismo, radicalismo e fanatismo.

O debate político vigente, tem perdido o nível de civilidade: parentes se agridem, amizades são rompidas e as ofensas pessoais tomam conta das redes sociais. Para onde vamos? Uma linha tênue separa a civilização da barbárie. O respeito á manifestação do outro é fundamental para a permanência da democracia.

A política ainda é o único caminho para se chegar a conquistas coletivas. Criminalizá-la, é dar espaço para caminhos sem voltas e sem saídas. Precisamos ampliar o debate e qualificar a política com políticos que priorizem o coletivo em detrimento dos interesses individuais, que ela seja o espaço das conquistas coletivas e práticas republicanas. Neste ano de eleições gerais em que os ânimos estão aflorados, que reflitamos sobre nossas posturas: como posso ser defensor de causas maiores sendo incapaz de respeitar a opinião do outro.

A intolerância é cega, não contribui para a convivência social, o dissenso e contraditório fazem parte da civilização, pois como dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”.

Deixe seu comentário para Pelo direito de expressão

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Prof. Reinaldo Soares

Prof. Reinaldo Soares
Prof. Reinaldo Soares

Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Ex- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus- Diretor do IBEC, Palestrante, Professor da Pós-Graduação da FACSA/IBEC e do Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.  E-mail: [email protected]

Os privilegiados da República

Política

Proclamada em 1889 para substituir a Monarquia, a República que [+]