Na última sexta-feira dia 15, foi inaugurado o tão falado Hospital da Costa do Cacau. Dotado de uma infra-estrura e equipamentos de primeiro mundo, o Costa do Cacau é uma grande Ferrari hospitalar.
Na semana de inauguração, o Governo do Estado promoveu um mutirão de Cirurgias, o que denota a precariedade do sistema, uma vez que, os mutirões existem por que o sistema não funciona bem.
Passado a euforia da inauguração, e aí? Como ficará a tão sofrida e dolorosa saúde da população ilheense e regional? E o Hospital Regional Luiz Viana Filho?
O Costa do Cacau, com toda sua sofisticação, atenderá apenas os casos de Média e Alta complexidade, os quais são limitados. E os atendimentos gerais de Urgência e Emergência que lotava o Hospital Regional Luiz Viana Filho?
Minha sugestão, é transformar o Luiz Viana Filho em um Hospital Universitário com gestão da Universidade Estadual de Santa Cruz e tendo os mesmo atendimentos existentes anteriormente, exceto, as especializações já definidas para o Costa do Cacau e a equipe técnica, administrativa e médica estadual existente. ´
No próximo ano, teremos o curso de Medicina em Itabuna pela Faculdade Santo Agostinho, somando com o da UESC, são dois cursos, daí, ter um Hospital gerido pela UESC com possibilidade de captar recursos via fundação para sua manutenção é extremamente viável e oportuna.
É louvável a intenção da Gestão Municipal em administrar o Regional, mas entre a intenção e a concretude, existe uma realidade impositiva, de uma atenção básica deficitária nos seus aspectos estruturais e humanos, onde, quando se tem postos reformados, faltam profissionais ou equipamentos.
Como uma Ferrari adquirida para andar em uma estrada esburacada, assim será o Costa do Cacau se não for mantido o Hospital Regional Luiz Viana Filho e se não fizer investimento a curto prazo na Rede de Atenção Básica. Caso isso não ocorra, mais uma vez, o populismo tomará conta da saúde, e o que é de direito para a população, se tornará um favor com os Mutirões da Saúde.
Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Ex- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus- Diretor do IBEC, Palestrante, Professor da Pós-Graduação da FACSA/IBEC e do Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição. E-mail: [email protected]
Política
Nas últimas semanas, o tema Segurança Pública ocupou os espaços [+]
Deixe seu comentário para Populismo na saúde: Quando o direito torna-se favor