Aguarde! Carregando...
Aguarde! Carregando...
X

O Tabuleiro

  • Dólar Comercial R$ 3,175 Dólar PTAX800 R$ 3,173
  • 19-10-2017 | 23:42h

Saúde Ilhéus!

Saúde Ilhéus!

Em Ilhéus, a exemplo do que ocorre em todo o país, os problemas da área de saúde são um grande desafio. Ao invés de buscarem solucionar os problemas na raiz, com saneamento básico (rede de esgoto, tratamento de água, coleta adequada de resíduos sólidos), buscam aumentar número de hospitais e cemitérios. Assim é a discussão nos poderes legislativo e executivo. Para o futuro a previsão é de mais doentes e mortos, quando deveria ser preventivo com o que é básico.

Essa tem sido a bandeira da política partidária, como também é onde está grande foco de corrupção em detrimento do respeito à vida.

No Brasil, foi adotada a estratégia, como forma de melhor e mais rápido atendimento à população, reconhecer o município como principal responsável pela saúde. Para tanto, os recursos da esfera federal são transferidos e assim, a coordenação, planejamento, acompanhamento, controle do recurso financeiro etc. acontecem no município. A definição da descentralização da saúde está prevista na Constituição Federal de 1988.

Como acontece o atendimento à população no nosso município?

A porta de entrada para as pessoas que precisam do atendimento de rotina, entrega de medicamentos, receitas e vacinas, são os Postos de Saúde, distribuídos por região dentro do município, que podem ser os Bairros, com o objetivo de estar o atendimento mais próximo de onde vive a população. É aí que, o encaminhamento de exames, internações ou outros procedimentos são realizados. Por isso, essas unidades não bastam ser inauguradas. Elas devem estar prontas com profissionais e equipamentos necessários para o seu funcionamento

Para evitar a demora no atendimento de uma urgência ou emergência, superlotação nos hospitais e pronto-socorro, existe o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que é equipado com profissional de enfermagem e socorrista para atendimento no local onde está o paciente ou de acordo com a gravidade, irá equipado com UTI móvel, médico e enfermeiro. São eles os responsáveis para encaminhar o paciente ao hospital público que deve disponibilizar leito para que o atendimento seja continuado na unidade hospitalar.

A unidade que deve atender os casos de alta complexidade e emergência, que são encaminhados pelos postos de saúde e SAMU, é o hospital. Por isso, ele deve estar dotado de clínicos gerais em diversas especialidades e recursos de intervenção com UTI. Deve funcionar 24 horas todos os dias da semana

Em Ilhéus, atualmente o Hospital Regional, atende a 41 municípios e dispõe de 08 leitos de UTI e 105 leitos para internação.

O novo Hospital Regional Costa do Cacau, deve ampliar o número de municípios atendidos e disporá de 30 leitos de UTI, 8 salas para cirurgias simultâneas e 180 leitos para internação.

A informação que chega até nós, é que o atual hospital regional será municipalizado e transformado em hospital materno infantil. Atenderá aos municípios vizinhos ou apenas a Ilhéus? Teremos recursos para a manutenção de um hospital desse porte? A nossa Rede básica está atendendo à demanda?

Fica a sugestão para que o legislativo da nossa cidade realize uma sessão especial de esclarecimento aos próprios vereadores, sobre qual é a atual situação e como será com a inauguração do hospital regional costa do cacau. A partir disso, eles poderão em nome da população pensar o futuro trabalhando para termos soluções preventivas com o saneamento básico, grande causador de doenças e mortalidade. A meta deve ser de menos hospitais, menos prisões e mais meio ambiente saudável e educação.

Maria do Socorro Mendonça é empreendedora social Ashoka, empreendedora cívica RAPS e Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus. Email: socorromendonca@nossailheus.org.br

Deixe seu comentário para Saúde Ilhéus!

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]

Colunas de Maria do Socorro Mendonça

Maria do Socorro Mendonça
Maria do Socorro Mendonça

Maria do Socorro Mendonça é empreendedora social Ashoka, empreendedora cívica RAPS e Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus. Email: socorromendonca@nossailheus.org.br