"A GENTE GOSTA MAIS DE ESTAR PERTO DO POVO", DIZ PAWLO CIDADE SOBRE REALIZAR A FESTA LITERÁRIA NAS PRAÇAS DO CENTRO DE ILHÉUS
Evento começa nesta terça-feira (29) e leva programação gratuita a diversos espaços públicos até quinta-feira (31)
A oitava edição da Festa Literária de Ilhéus (FLE) começa nesta terça-feira (29) e vai até a quinta-feira (31), transformando o centro da cidade em um verdadeiro circuito de cultura e leitura. Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira (28), o escritor Pawlo Cidade, destacou a proposta descentralizada da programação e reforçou o compromisso com a democratização da literatura.
A cerimônia de abertura acontece às 18h, no Teatro Municipal de Ilhéus, seguida, às 19h, por uma palestra do sociólogo Jessé Souza, autor de obras como A Elite do Atraso e O Pobre de Direita, apontado pelo organizador como “um dos maiores sociólogos dos últimos tempos”.
Mas, como destacou o escritor, as atividades não se limitam à noite. “Durante o dia a gente já tem programação. A partir das 9h da manhã, a gente tem a garotada com contação de histórias em um ônibus biblioteca que vai estar estacionado na Praça Dom Eduardo, fazendo várias atividades culturais com a criançada, inclusive pintura de rosto”, explicou. A programação do primeiro dia também confirma atividades literárias e musicais nas praças Pedro Mattos e Dom Eduardo, além de oficinas em outros pontos da cidade, como a A Parceria Contabilidade.
O apresentador Vila Nova chamou atenção para a variedade de locais que vão receber eventos, o que foi reforçado por Pawlo: “No ano passado, nós concentramos tudo no Centro de Convenções, mas esse ano a gente resolveu ir para o centro da cidade. A gente gosta mais de estar ali perto do povo”. Segundo ele, o novo formato espalha a festa por espaços como a Praça Pedro Mattos (em frente ao Teatro), a Praça Dom Eduardo, o Teatro Municipal, a Academia de Letras e outros pontos do centro histórico.
A programação inclui shows musicais com nomes como Bia Berbert, Banda Pier 5 e Armandinho e banda (que vem direto de Tóquio para se apresentar na quinta-feira, às 20h). Já as rodas de conversa e bate-papos no Teatro Municipal trazem nomes consagrados como Amara Moira, Edney Silvestre, Jô Oliveira, Aline Bei e Ana Maria Machado — esta última participa na quinta-feira (31), às 10h da manhã, abordando sua trajetória e prêmios.
Pawlo também destacou o protagonismo dos autores locais: “Cada um desses escritores tem um escritor nosso nacional ali, lado a lado. Nós contratamos vários escritores nossos. Uns vinte, mais ou menos. Só de artista nosso vai dar uns sessenta na feira literária”. Ele lamentou as limitações de orçamento, mas garantiu que a prioridade sempre foi valorizar os talentos da região.
A programação traz ainda oficinas, atividades para crianças, lançamentos de livros e ações paralelas como a Capanga Literária, inspirada em experiências de bibliotecas comunitárias, e o projeto Academia de Letras da Escola, que realizou palestras em colégios de Ilhéus sobre os homenageados da edição.
Pawlo destacou também os preços acessíveis nos livros, de 5, 10, 15 reais.
Programação completa inclui:
Apresentações musicais diárias nas praças;
Oficinas de escrita criativa, podcast e contação de histórias;
Rodas de conversa com escritores premiados no Teatro Municipal;
Ações paralelas de incentivo à leitura em escolas;
Feira de livros, exposições e atividades infantis todos os dias a partir das 9h.
Resposta de ANTONIO EDUARDO MENEZES DA SILVA
Esse evento fomenta o comércio e todo um público alvo
★ ★ ★ ★ ★ Em 30-07-2025 às 13-20h 5