Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"A PESCA PODE SER POTENCIALIZADA EM MUITO", DIZ SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE ILHÉUS

"A PESCA PODE SER POTENCIALIZADA EM MUITO", DIZ SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 13/08/2025 11h27

Milton Andrade destacou otimismo com o setor e alertou sobre riscos de restrições e perda de receitas para outros estados.

Nesta quarta-feira, 13 de agosto, o secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, Milton Andrade, falou ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, com o comunicador Vila Nova, sobre o potencial pesqueiro do município e os desafios para o desenvolvimento da atividade.

Ao ser questionado sobre o tema, Andrade explicou que Ilhéus conta com dois tipos de pesca: a marítima, ao longo dos 80 quilômetros de litoral, e a continental, feita em propriedades privadas. “A pesca, ela pode ser potencializada em muito. Eu estou muito otimista com o que a gente pode fazer”, afirmou. O secretário ressaltou que há tecnologia disponível para todos os perfis de pescadores, mas que falta a sua adoção no município, tanto na pesca quanto no agro.

Ele contou que já reuniu as duas colônias de pescadores da cidade, Z19 e Z34, para buscar união e trabalho conjunto. “O que Ilhéus precisa agora é trabalhar. Eu sou técnico da área, não tenho interesse de fazer política pessoal. A gente precisa é fazer com que as políticas públicas cheguem aos pescadores”, declarou.

O secretário também abordou a preocupação com a criação de uma Reserva Extrativista (Resex) em municípios vizinhos, que poderia restringir a pesca e afetar o desenvolvimento regional. “Isso vai trazer limitações, oferta de pescados, de tudo, do progresso, do desenvolvimento dos municípios. Então há uma apreensão muito grande. Na realidade, isso não interessa”, afirmou.

Durante a entrevista, Andrade revelou que Ilhéus perde receita para outros estados. “Do Ceará ao Nordeste até o Espírito Santo vem pescar em Ilhéus... Eles vêm buscar camarão lá de cima. Sabe onde é que eles faturam? Ceará é o maior pescador de camarão do país, às custas do nosso município. Nós estamos perdendo de divisa”, disse. Ele defendeu que embarcações de fora que exploram a costa local também registrem empresas no município para gerar empregos e arrecadação.

Sobre a estrutura das embarcações locais, o secretário concordou com Vila Nova quanto à necessidade de investimentos. “Nesse processo nós temos uma coordenação de fomento justamente preparada. Nós recebemos todos os bancos para a gente falar sobre as políticas públicas e o que a gente pode fazer na reestruturação. A prioridade é a agricultura familiar e a pesca familiar. Marisqueiras, então, esse pessoal precisa desse apoio mais intenso nosso. Esse vai ser o nosso pontapé inicial com assistência técnica para essas categorias”, afirmou.

Andrade concluiu destacando que também haverá apoio estruturante para o pequeno, médio e grande produtor do setor. “Nós queremos que os bancos possam fazer investimento aqui no município de Ilhéus, mas olhando as atividades agropeixeiras de forma profissional”, completou.

Confira a entrevista completa: 

" target="_blank">

Deixe seu comentário para "A PESCA PODE SER POTENCIALIZADA EM MUITO", DIZ SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!