"FAZER TURISMO SEM DADOS É SER TORCEDOR E NÃO GESTOR", DIZ SECRETÁRIO MAURÍCIO TAVARES

Em entrevista à Rádio Ilhéus FM, titular da pasta de Turismo destaca a criação de um calendário turístico estruturado, integrando eventos e estratégias para promover o destino de forma planejada e com base em informações concretas
Ao responder à pergunta sobre a existência de um calendário turístico que possa ser “vendido” como produto para atrair visitantes, o secretário de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares, afirmou que a cidade já conta com um planejamento nesse sentido e que ele é essencial para dar previsibilidade não apenas aos turistas, mas também ao setor.
“Esse calendário turístico é necessário para dar previsibilidade não só para o turista. O turista costuma, em média, comprar o seu destino cinco, seis meses antes. É o que nós estamos fazendo: criando um calendário turístico para 2026. Quando assumimos a Secretaria de Turismo, eu costumo brincar, dizendo que assumi um pedacinho de uma ruína. Não existia estrutura física e não existiam dados. Fazer turismo hoje, no nível de competitividade do mundo, sem dados, é ser torcedor e não gestor”, disse.
Tavares ressaltou que, sem informações concretas, a gestão acaba sendo baseada em sorte. “Se eu não tenho dados, eu não consigo ser assertivo. Por exemplo, turismo religioso é um eixo estratégico para Ilhéus, assim como o turismo náutico. Esse calendário já está feito para o próximo ano e foi construído aproveitando eventos já existentes, como a Cavalgada, o Mota Praia e o Expo Cacau, que vai abordar tecnologia, agricultura e maquinários voltados para a produção dentro da fazenda”, afirmou.
Ele destacou que o Expo Cacau foi disputado por outros estados, como o Pará, e que Ilhéus garantiu a realização anual do evento. “Entramos para apoiar e incluir no calendário. Assim como no Festival do Chocolate, que atrai mais de 80 mil pessoas, onde a Secretaria de Turismo pagou um estande e convidou o trade para promover seus produtos. O resultado foi considerado o melhor estande do festival. A Secretaria não opera turismo diretamente; ela mobiliza, articula, incentiva e cria situações para que o trade possa atuar.”
O secretário também falou sobre a estratégia de participação em feiras e eventos nacionais. “Semana que vem, vamos para o Salão de Turismo, ação do governo federal e momento institucional mais importante do setor no Brasil. Vamos estar no estande da Bahia, gastando menos e fazendo posicionamento estratégico. Já em outubro, na Abave, vamos ter um estande da Costa do Cacau, dividindo custos com Maraú, Itacaré e possivelmente Canavieiras, junto ao empresariado, para mostrar Ilhéus a mercados emissores estratégicos”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
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