"GRAÇAS A DEUS, FOI MUITO TREINO, MUITA DISCIPLINA E CONSEGUI TRAZER O MELHOR RESULTADO POSSÍVEL", DIZ JOVEM ILHEENSE CAMPEÃO INTERNACIONAL DE JIU-JITSU
Douglas Moura, de 17 anos, conquistou medalha de ouro em sua primeira competição internacional e já mira novos desafios no tatame
O jovem atleta ilheense Douglas Moura, de apenas 17 anos, vive um momento especial na carreira. Nesta segunda-feira (11), ele esteve no programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, com o comunicador Vila Nova, para falar sobre sua mais recente conquista: o título de campeão internacional de Jiu-Jitsu, conquistado no último dia 2 de agosto, em Vitória, no Espírito Santo.
Douglas relatou que a preparação para o campeonato foi intensa. “Foi uma preparação física absurdamente forte. Eu treinava todos os dias, dieta regrada, muita água, suplementação, apoio da família e dos professores. Graças a Deus, consegui trazer o melhor resultado possível”, afirmou. O atleta destacou que era o mais novo de sua categoria, que reúne competidores de 17 a 29 anos, e enfrentou adversários mais velhos e experientes. “A maioria deles já tinha lutado esse internacional, mas dessa vez não teve jeito”, disse.
Além da parte física, Douglas destacou a importância do preparo mental. “Atualmente foi comprovado cientificamente que é mais parte mental do que física. Um atleta pode ser tecnicamente melhor, mas se não tiver uma mente blindada, perde. Eu tiro um momento para me concentrar, treinar a respiração e gosto de ouvir música para relaxar. Nervosismo sempre existe, mas não deixo ele me superar”, explicou.
Essa foi a primeira competição internacional do atleta, que já acumula outras conquistas desde abril, incluindo quatro medalhas de ouro, duas em disputas com kimono e duas sem kimono, e o título de campeão baiano. Agora, Douglas foca nas próximas competições, mas reforça a necessidade de apoio para seguir evoluindo. Ele também destacou a importância de conseguir patrocínio para continuar representando Ilhéus e alcançar novos desafios. “Inclusive eu tenho até a necessidade de patrocinadores porque vai ser uma competição que eu pretendo ir mais longe e, consequentemente, preciso de uma ajuda, um patrocínio melhor para poder trazer o melhor resultado possível. [...] Sozinho eu não consigo, viu? Preciso do apoio de vocês, do povo ilheense, porque eu sei que juntos somos mais fortes e eu posso trazer o melhor resultado, posso trazer sim uma medalha de ouro”, declarou, informando que sua próxima meta é disputar o International, em Salvador, e o Campeonato Brasileiro do ADCC, em São Paulo.
Ao falar sobre suas preferências, Douglas revelou se destacar nas lutas sem kimono. “Tenho mais liberdade e geralmente enfrento atletas mais graduados. Quero lutar com a galera mais técnica, porque quanto mais alto o nível, mais eu evoluo. Mesmo sendo um esporte individual, sozinho eu não consigo. Preciso do apoio de vocês”, concluiu.
O atleta pode ser acompanhado pelo Instagram @douglasmoura_bjj.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "GRAÇAS A DEUS, FOI MUITO TREINO, MUITA DISCIPLINA E CONSEGUI TRAZER O MELHOR RESULTADO POSSÍVEL", DIZ JOVEM ILHEENSE CAMPEÃO INTERNACIONAL DE JIU-JITSU