"ILHÉUS PRECISA FAZER EVENTOS O ANO INTEIRO", DIZ PAULO GANEM SOBRE IMPACTO ECONÔMICO DO SÃO JOÃO
Festa junina, marcada para os dias 14 e 15 de junho, deve movimentar comércio, gerar empregos e aquecer a economia em todos os setores da cidade
A realização de eventos festivos em Ilhéus é essencial para fortalecer a economia local, especialmente em um município com forte vocação turística. Essa foi a principal mensagem da entrevista concedida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Ganem, e pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Anselmo Clement, nesta terça-feira (13), durante o programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM.
O São João, tradicional festa nordestina, está confirmado para os dias 14 e 15 de junho e foi tema da conversa. Embora já divulgado em coletiva, o evento ainda será oficialmente lançado nos próximos dias pelo prefeito Valderico Júnior.
Segundo Paulo Ganem, eventos como o São João são fundamentais não apenas pela tradição cultural, mas pelo impacto direto em todos os setores da economia. “Ilhéus precisa fazer eventos o ano inteiro. Carnaval e São João são grandes eventos da Bahia, fazem parte da nossa cultura. Quando tínhamos o cacau como base econômica, o São João movimentava mais o comércio do que o próprio Natal. Isso aquece o setor primário, secundário e terciário”, afirmou.
O secretário destacou que a festa gera consumo no comércio de roupas, calçados, salões de beleza e indústria de confecções. Além disso, impulsiona a produção agrícola, com a venda de milho, amendoim e licores regionais.
Para o presidente da CDL, Anselmo Clement, a festa representa uma oportunidade de aquecimento das vendas e organização do comércio local. “Essa parceria entre CDL e Prefeitura é motivo de muita felicidade. Os empresários podem se programar para um mês junino muito ativo, que começa com o Dia dos Namorados e segue com as festas de São João, São Pedro e o Dia da Cidade”, destacou.
Anselmo revelou que a expectativa é de um aumento de 22% nas vendas do comércio durante o mês de junho. “São roupas, calçados, acessórios. O friozinho dessa época também incentiva o consumo. Temos uma expectativa muito boa de crescimento”, afirmou.
A CDL já lançou uma campanha promocional para o período, com sorteios de prêmios que incluem 40 mil reais em vale-compras, além de iPhone, televisão, geladeira e notebook. “A campanha visa atrair os consumidores e movimentar ainda mais o comércio local”, explicou Anselmo.
Anselmo estimou um aumento entre 20% e 30% durante o período junino. “No ano passado, a Bahia movimentou 2 bilhões de reais no comércio durante as festas juninas. A nível de Nordeste, foram 6 bilhões. São números que mostram o quanto esse tipo de evento é relevante para a economia”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "ILHÉUS PRECISA FAZER EVENTOS O ANO INTEIRO", DIZ PAULO GANEM SOBRE IMPACTO ECONÔMICO DO SÃO JOÃO