Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"ILHÉUS PRECISA SE CONHECER, SE RECONHECER", AFIRMA SECRETÁRIA DE CULTURA DE ILHÉUS

"ILHÉUS PRECISA SE CONHECER, SE RECONHECER", AFIRMA SECRETÁRIA DE CULTURA DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 13/05/2025 12h54

Anarleide Menezes detalha ação da Semana Nacional de Museus e anuncia a 1ª Conferência Cultural Ilhéus em Cena

Em comemoração à Semana Nacional de Museus, a Prefeitura de Ilhéus realiza, na próxima sexta-feira, 16 de maio, a 1ª Conferência Cultural Ilhéus em Cena, uma grande reunião artística no Teatro Municipal e na Praça Pedro Mattos. A programação faz parte da mobilização nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) entre os dias 12 e 18 de maio.

“Nós estamos em plena Semana Nacional de Museus. Antigamente era o Iphan que promovia e desde 2008 para cá é o Ibram, o Instituto Brasileiro de Museus. Durante uma semana, no mês de maio, museus brasileiros de todas as regiões comemoram, promovem ações específicas para essa semana. Então, sempre cai a semana em torno do dia 18, porque o dia 18 é o Dia Internacional dos Museus. Esse ano ficou de 12 a 18 de maio. Não podíamos ficar de fora também”, explicou a secretária de Cultura de Ilhéus, Anarleide Menezes.

A programação começa às 13h30, no Teatro Municipal, com apresentações de projetos culturais de destaque na cidade, como o Vunje, o projeto da Gongombira, que atua com crianças do bairro da Conquista, e o Arte e Dança, que há 20 anos oferece aulas gratuitas para estudantes da rede municipal. Além das apresentações, haverá bate-papos com representantes dos segmentos culturais e uma mesa institucional para discutir patrimônio, cultura, avanços e planos para o setor.

Simultaneamente, na Praça Pedro Mattos, acontece a feira Empodera Mulher, organizada por mulheres empreendedoras da Ponta da Tulha, que participam do programa de rotas culturais do município. “É a primeira vez que elas vão expor em coletivo, então elas optaram por esse nome e nós a captamos”, destacou Anarleide.

A secretária reforçou que a iniciativa é apenas o começo de um projeto maior: “Nós estamos chamando de 1ª Conferência Cultural Ilhéus. Não tivemos fôlego para trabalhar a semana inteira, mas na sexta-feira nós vamos fazer uma grande reunião artística lá no Teatro Municipal à tarde. Chamamos essa reunião de Conferência Cultural Ilhéus em Cena porque queremos mostrar ao público em geral, aos estudantes que foram convidados para fazerem parte da plateia, queremos mostrar o que Ilhéus tem de melhor. Não tenho condição de ir uma tarde e mostrar tudo isso, então convidamos alguns representantes de segmentos, mas eu deixo claro que é a primeira conferência, porque a segunda nós já estamos montando”.

A expectativa da Secretaria de Cultura é realizar edições mensais da conferência para valorizar os talentos locais. “Ilhéus precisa se conhecer, se reconhecer”, afirmou Anarleide Menezes.

O evento contará ainda com a presença do prefeito Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon e de Claudiana Figueiredo, do Sebrae, entre outras autoridades e convidados.

“Essa é uma programação inicial, mas a conferência, ela segue, ela vai acontecer em vários meses, se depender de mim, todos os meses, até os nossos próximos quatro anos de governo”, concluiu a secretária.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para "ILHÉUS PRECISA SE CONHECER, SE RECONHECER", AFIRMA SECRETÁRIA DE CULTURA DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!