"O MEU PAPEL NA TERRA É TIRAR O EMPREENDEDOR DE SER ESCRAVO DO COMÉRCIO", DIZ THIAGO BRAGA SOBRE DESAFIO DO EMPREENDEDOR

Consultor apresentou detalhes do programa Desafio Empreendedor, que auxilia gestores a transformarem seus negócios e conquistarem qualidade de vida
O consultor Thiago Braga concedeu entrevista nesta segunda-feira (8) ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, apresentado pelo comunicador Vila Nova, para falar sobre o programa Desafio Empreendedor, iniciativa que já atendeu mais de 25 mil empreendedores no Brasil e no mundo.
Segundo Thiago, o objetivo central é ajudar empresários a deixarem de ser reféns do próprio negócio. “O meu papel na terra é tirar o empreendedor de ser um escravo do comércio, trabalhar, trabalhar, trabalhar e acabar não vendo lucro. Não pegando o seu próprio salário, que é seu pró-labore. Ele vê vendas, ele vê faturamento alto. Mas não vê lucro”, explicou.
Thiago destacou que a dificuldade em precificação e planejamento financeiro é um dos principais gargalos. “Às vezes não sabe nem marcar seu produto, o seu lucro fica todo preso no estoque. No nosso país ele pensa que coloca uma margem só e já vai pagar tudo, né? E não é assim. O acesso ao planejamento financeiro leva para outro degrau. Saber custo fixo, custo variável... vai levar ele para outro estágio e daí para frente tomar decisões baseadas nos números, não no achismo”, afirmou.
De acordo com ele, o Desafio Empreendedor é realizado durante sete meses de acompanhamento presencial, com turmas de 16 empresas. “É sobre resultados, é sobre acompanhamento do empreendedor durante sete meses, monitorando diariamente os resultados deles”, ressaltou.
Questionado por Vila Nova sobre as principais queixas dos empresários, Thiago revelou que a falta de equilíbrio é recorrente. “O que a gente mais escuta é sobre a qualidade de vida. Geralmente o empreendedor não tem qualidade de vida. Tem gente que está ganhando dinheiro, mas não está tendo qualidade de vida. Trabalha 16 horas por dia, fica no operacional o tempo todo. Mas tempo não é dinheiro, tempo é qualidade de vida. Você pode ter todo o dinheiro do mundo que não consegue comprar o tempo”, disse.
Para ele, o programa também trabalha mudanças de mentalidade. “O empresário precisa aprender a delegar, formar líderes em cada área e monitorar. Uma pessoa com a mente cansada não vai crescer”, avaliou.
Thiago ressaltou que qualquer ramo pode participar, mas existe um perfil fundamental: “O empresário tem que querer mudar, querer fazer. Nada adianta se o consultor quiser mais que ele. Ele tem que estar disposto a aprender e a crescer durante os sete meses, porque é focado 100% em resultado”, pontuou.
Entre os diferenciais do programa, está a pesquisa de liderança feita com os times. “O time avalia a liderança do empreendedor, porque tem coisas que ninguém tem coragem de falar para ele, principalmente o patrão. Ali ele vai se enxergar. Não adianta colocar uma meta se o time não abraçar a empresa”, explicou.
Além dos encontros mensais coletivos com até 65 empreendedores, Thiago destacou o papel do networking. “Das 16 empresas, só pode uma por ramo. Então a gente trabalha 100% no network e na parceria. E 98% das empresas que participam geralmente têm recorde de faturamento”, afirmou.
Ele lembrou que o programa é voltado tanto para pequenos quanto para grandes negócios. “O empreendedor é empreendedor em qualquer negócio. Tanto micro como grande, ele vai ter as mesmas dores. A vontade de crescer vai ser a mesma”, disse.
Próxima turma em Ilhéus
Thiago informou que a nova turma do Desafio Empreendedor em Ilhéus começa no próximo dia 29 de setembro. “Restam apenas quatro vagas das 16. Essa semana inteira é de entrevistas e reuniões com empresários interessados”, completou.
Os interessados podem obter mais informações pelo WhatsApp (73) 9157-2014.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "O MEU PAPEL NA TERRA É TIRAR O EMPREENDEDOR DE SER ESCRAVO DO COMÉRCIO", DIZ THIAGO BRAGA SOBRE DESAFIO DO EMPREENDEDOR