"É O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO”, AFIRMA CLÁUDIO CARDOSO SOBRE LIMITE DE VELOCIDADE NAS VIAS E TAMANHO DAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO EM ILHÉUS
Superintendente explica que limites, tamanho e localização das placas seguem normas do Contran e resoluções do CTB
Na entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (30), o superintendente da Sutram, Cláudio Cardoso, explicou quem define a velocidade máxima das vias em Ilhéus e quais critérios determinam o tamanho e a instalação das placas de sinalização.
Ao ser questionado por Vila Nova sobre vias com limites diferentes, como 40, 50 ou 60 km/h, Cláudio afirmou que os parâmetros seguem normas nacionais. “No Contran existe uma lei. Zona urbana, com grandes fluxos de veículos, a velocidade permitida é 40 km.”
Ele explicou que em trechos com características diferentes, como rodovias estaduais, os limites podem ser maiores. “Em áreas de BA… como é o caso da BA-001, 60 até 80 km.”
O superintendente também citou o programa internacional “Visão Zero”, que busca reduzir acidentes até 2030, destacando o impacto desses eventos no sistema de saúde. “60% dos leitos hospitalares são ocupados por consequência de acidentes de trânsito.”
Cláudio comentou que há recomendações para redução ainda maior na velocidade urbana, embora discorde. “Eles estão querendo baixar para 30… eu já acho um absurdo.”
Sobre a Avenida Soares Lopes, ele afirmou que o limite de 40 km/h já existia e foi mantido por se tratar de área urbana de grande fluxo. “Na Soares Lopes já era 40… seguimos a recomendação do Contran.”
Ele disse que foi pessoalmente observar a realidade do trânsito em horários variados. “Em horário de pico… você não consegue andar com mais de 40.”
Ao falar sobre o trecho entre a rodoviária e a entrada da cidade, relatou que moradores solicitaram a manutenção da redução, por conta da presença de crianças próximas à pista. “É muita criança na beira da pista… uma forma de preservar aquelas crianças é fiscalização eletrônica e botar ali uma redução.”
Vila Nova também perguntou sobre o tamanho das placas e a distância de instalação antes dos radares.
Cláudio respondeu que há regra definida pelo Contran. “A 100 metros antes da fiscalização eletrônica… é a resolução do Contran, CTB.” Ele explicou que a empresa responsável pela instalação é especializada e segue os padrões legais.
Cláudio reforçou que não existe escolha aleatória sobre placa grande ou pequena. “O tamanho da placa é o que determina a legislação.”
Ele também destacou que os radares instalados estão cadastrados no portal do Inmetro, com acesso público e informações completas sobre cada equipamento. “Qualquer pessoa que quiser… tem informação sobre esses equipamentos… está tudo lá.”
Segundo ele, para que os dados estejam no sistema do Inmetro, é necessário projeto técnico. “Pra você inserir essas informações no site do Inmetro, você tem que ter projeto.”
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "É O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO”, AFIRMA CLÁUDIO CARDOSO SOBRE LIMITE DE VELOCIDADE NAS VIAS E TAMANHO DAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO EM ILHÉUS