Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"O SETOR AGRO PESQUEIRO DE ILHÉUS SEMPRE FOI ENCARADO COMO TALVEZ UM ESTORVO", DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA SOBRE GESTÕES ANTERIORES

"O SETOR AGRO PESQUEIRO DE ILHÉUS SEMPRE FOI ENCARADO COMO TALVEZ UM ESTORVO", DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA SOBRE GESTÕES ANTERIORES
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 13/08/2025 10h05

Em entrevista à Ilhéus FM, Milton Andrade destacou abandono histórico e explicou ações para melhorar assistência técnica no campo

Nesta quarta-feira, 13 de agosto, o secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, Milton Andrade, participou do programa O Tabuleiro, na rádio Ilhéus FM, com o comunicador Vila Nova. Ao ser questionado sobre o trabalho de assistência técnica no município, Andrade fez uma retrospectiva sobre a situação encontrada na pasta. “Para eu lhe responder isso aí, para dar um entendimento melhor sobre a assistência técnica no município de Ilhéus, eu precisaria antes fazer uma retrospectiva do que nós encontramos aqui na Secretaria de Agricultura e Pesca do município. A grande realidade é que o setor agro pesqueiro, ele sempre foi encarado como talvez um estorvo dentro da administração pública”, afirmou.

O secretário disse que, nos governos anteriores, o agro e a pesca não eram priorizados, e que encontrou a pasta “terrível” ao assumir no início da gestão do prefeito Valderico Júnior. Ele ressaltou o potencial do município nas duas áreas e afirmou que o prefeito tem interesse pessoal em apoiar políticas públicas voltadas para o setor rural.

Milton Andrade destacou que sua trajetória no agro, como engenheiro agrônomo e gestor de fazendas, ajuda na compreensão das demandas do campo. “Falta tudo”, resumiu. Ele apontou a importância da tecnologia e das políticas públicas para gerar emprego e renda, citando a cadeia produtiva do cacau como base da economia local.

Sobre as ações atuais, informou que recebeu 19 associações e já visitou 50, com expectativa de chegar a 80. O trabalho inclui cadastramento, apoio na regularização e emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), tanto individual quanto das associações. “A gente precisa que as associações estejam regulares, a gente precisa que elas estejam bastante preparadas”, disse, explicando que só assim poderão participar de programas como o PNAE e o PAA.

Ele também lembrou que, no ano passado, houve atraso de pagamento do PAA, mas a atual gestão regularizou a situação. Milton reforçou o convite para que associações que ainda não tiveram contato com a secretaria procurem atendimento no Terminal Pesqueiro.

Segundo o secretário, a agricultura familiar é prioridade na gestão. “O importante é, logo após a regularização dessas associações, manter uma vigilância o tempo todo, porque, imagina só, você dá um trabalho retado a organizar uma associação, fazer as eleições necessárias, ver os registros necessários e desenvolver os projetos e buscar o recurso, e buscar esses benefícios”, concluiu.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para "O SETOR AGRO PESQUEIRO DE ILHÉUS SEMPRE FOI ENCARADO COMO TALVEZ UM ESTORVO", DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA SOBRE GESTÕES ANTERIORES

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!