"O SETOR AGRO PESQUEIRO DE ILHÉUS SEMPRE FOI ENCARADO COMO TALVEZ UM ESTORVO", DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA SOBRE GESTÕES ANTERIORES
Em entrevista à Ilhéus FM, Milton Andrade destacou abandono histórico e explicou ações para melhorar assistência técnica no campo
Nesta quarta-feira, 13 de agosto, o secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, Milton Andrade, participou do programa O Tabuleiro, na rádio Ilhéus FM, com o comunicador Vila Nova. Ao ser questionado sobre o trabalho de assistência técnica no município, Andrade fez uma retrospectiva sobre a situação encontrada na pasta. “Para eu lhe responder isso aí, para dar um entendimento melhor sobre a assistência técnica no município de Ilhéus, eu precisaria antes fazer uma retrospectiva do que nós encontramos aqui na Secretaria de Agricultura e Pesca do município. A grande realidade é que o setor agro pesqueiro, ele sempre foi encarado como talvez um estorvo dentro da administração pública”, afirmou.
O secretário disse que, nos governos anteriores, o agro e a pesca não eram priorizados, e que encontrou a pasta “terrível” ao assumir no início da gestão do prefeito Valderico Júnior. Ele ressaltou o potencial do município nas duas áreas e afirmou que o prefeito tem interesse pessoal em apoiar políticas públicas voltadas para o setor rural.
Milton Andrade destacou que sua trajetória no agro, como engenheiro agrônomo e gestor de fazendas, ajuda na compreensão das demandas do campo. “Falta tudo”, resumiu. Ele apontou a importância da tecnologia e das políticas públicas para gerar emprego e renda, citando a cadeia produtiva do cacau como base da economia local.
Sobre as ações atuais, informou que recebeu 19 associações e já visitou 50, com expectativa de chegar a 80. O trabalho inclui cadastramento, apoio na regularização e emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), tanto individual quanto das associações. “A gente precisa que as associações estejam regulares, a gente precisa que elas estejam bastante preparadas”, disse, explicando que só assim poderão participar de programas como o PNAE e o PAA.
Ele também lembrou que, no ano passado, houve atraso de pagamento do PAA, mas a atual gestão regularizou a situação. Milton reforçou o convite para que associações que ainda não tiveram contato com a secretaria procurem atendimento no Terminal Pesqueiro.
Segundo o secretário, a agricultura familiar é prioridade na gestão. “O importante é, logo após a regularização dessas associações, manter uma vigilância o tempo todo, porque, imagina só, você dá um trabalho retado a organizar uma associação, fazer as eleições necessárias, ver os registros necessários e desenvolver os projetos e buscar o recurso, e buscar esses benefícios”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "O SETOR AGRO PESQUEIRO DE ILHÉUS SEMPRE FOI ENCARADO COMO TALVEZ UM ESTORVO", DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA SOBRE GESTÕES ANTERIORES