"QUANTO MAIS GENTE SAIR DE CASA E VOTAR, MELHOR: ISSO MOSTRA A UNIDADE DO PARTIDO", DIZ CAMILE MALTÊS SOBRE ELEIÇÃO INTERNA DO PT EM ILHÉUS

Chapa única foi fruto de articulação com apoio de lideranças municipais, estaduais e federais; votação do PED será neste domingo, 6 de julho
A candidata à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ilhéus, Camile Maltês, defendeu a importância da participação da militância na eleição interna do partido, o Processo de Eleição Direta (PED), que acontece neste domingo, 6 de julho. Em entrevista ao comunicador Vila Nova, no programa O Tabuleiro da rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (4), Camile destacou que o momento é de unidade e reafirmação da força do PT na cidade. “Quanto mais gente sair de casa e votar, melhor ainda, porque isso mostra o tamanho e a unidade do partido”, afirmou.
Camile concorre como candidata única à presidência do diretório municipal, após acordo que evitou disputa interna. Segundo ela, a chapa foi construída de forma coletiva, com apoio de importantes lideranças políticas como o atual presidente Ednei Mendonça, a vereadora Enilda Mendonça, a ex-candidata a prefeita Adélia Pinheiro, os deputados Josias Gomes e Rosemberg Pinto, o vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação, além do vereador Adilson José, que também cogitou disputar o cargo, mas retirou sua candidatura em nome da unidade.
“A disputa é sempre uma disputa, sempre deixa arranhões e manchas. Então a gente entende que é mais saudável para o coletivo trabalhar na unidade. Temos uma super missão em 2026, que é reeleger o presidente Lula e o governador Jerônimo”, disse Camile, ao explicar o consenso em torno de sua candidatura.
Apesar da chapa única em Ilhéus, Camile reconheceu que a construção da unidade também passou por embates e diálogos. “Nós somos forjados nas disputas. Para construir a unidade, houve sim disputa interna. Mas entendemos o que era mais saudável neste momento. Viemos de uma campanha vibrante com Adélia prefeita e conseguimos renovar o brilho da militância. Tinha gente que nem participava mais e voltou a se engajar.”
Sobre a disputa estadual do PED, a candidata demonstrou apoio ao nome de Jonas Paulo, mas ressaltou que, independentemente do resultado, espera respeito e diálogo com o diretório ilheense. “Ilhéus tem cerca de 2.400 filiados aptos a votar. Mesmo que a estadual não seja vencida por Jonas, acredito que o diretório daqui terá que ser ouvido. Ilhéus não é qualquer município, temos importância estratégica para o PT na Bahia.”
Camile também reforçou que a eleição deste domingo será uma demonstração da força da militância petista local. “A gente espera que pelo menos 600 pessoas compareçam. Tem muitos filiados que já não moram mais em Ilhéus, mas é um número expressivo. E quanto mais gente votar, melhor: mostra que o partido está unido.”
A votação do PED acontece no próximo domingo, 6 de julho, e define a nova direção do Partido dos Trabalhadores em todo o Brasil.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para "QUANTO MAIS GENTE SAIR DE CASA E VOTAR, MELHOR: ISSO MOSTRA A UNIDADE DO PARTIDO", DIZ CAMILE MALTÊS SOBRE ELEIÇÃO INTERNA DO PT EM ILHÉUS