Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"TEMOS VAGAS OCIOSAS, MAS AS PESSOAS CONTINUAM NAS FILAS. VAMOS INVESTIGAR", DIZ SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ILHÉUS

"TEMOS VAGAS OCIOSAS, MAS AS PESSOAS CONTINUAM NAS FILAS. VAMOS INVESTIGAR", DIZ SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 05/08/2025 11h42

Segundo os relatos de ouvinte do programa O Tabuleiro, há pessoas chegando de madrugada às unidades e encontrando as senhas já esgotadas antes do início do atendimento

Apesar do vídeoo divulgados pela Prefeitura de Ilhéus anunciando o fim das filas nas unidades de saúde, relatos de ouvintes do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, apontam que o problema persiste. Durante entrevista ao programa nesta terça-feira (5), a secretária municipal de Saúde, Sonilda Melo, respondeu às queixas de pacientes que continuam enfrentando longas esperas e madrugadas em frente aos postos para conseguir atendimento. “Hoje, por exemplo, tínhamos vagas ociosas: angiologista com 6 vagas sobrando, ortopedista com 28, urologista com 18, tomografia com 20, mamografia com 27. E isso não é de hoje. Temos registrado vagas ociosas todos os dias”, afirmou a secretária, ao apresentar dados atualizados durante a entrevista.

Diante das reclamações enviadas por ouvintes, Sonilda reconheceu que é necessário apurar o que está ocorrendo na ponta do sistema. “Nós já estamos chamando todos os marcadores e vamos reunir a coordenação da regulação para entender o que está acontecendo. Não posso afirmar se está havendo boicote, privilégio ou desinformação. Mas quero entender.”

Segundo os relatos apresentados no programa, há pessoas chegando de madrugada às unidades e encontrando as senhas já esgotadas antes do início do atendimento, o que levanta suspeitas entre os pacientes. Alguns ouvintes chegaram a afirmar que senhas estariam sendo direcionadas previamente para determinados usuários, mas a secretária ponderou: “Se for verdade, é grave, mas precisamos apurar com responsabilidade.”

Sobre o setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Sonilda garantiu que já houve aumento na quantidade de fichas e que não há necessidade de madrugar no local. “As meninas chegam por volta de 7h30, distribuem as fichas, e por volta das 9h, não tem mais ninguém no TFD. As pessoas estão se arriscando à toa indo de madrugada. Não precisa.”

A secretária ressaltou que, embora algumas especialidades sigam com déficit de profissionais, a maioria dos serviços conta com vagas disponíveis. “Se temos vagas sobrando e pessoas ainda enfrentando fila, alguma coisa está errada. E vamos investigar para corrigir.”

Confira a entrevista completa: 

" target="_blank">

Deixe seu comentário para "TEMOS VAGAS OCIOSAS, MAS AS PESSOAS CONTINUAM NAS FILAS. VAMOS INVESTIGAR", DIZ SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!