Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL", DIZ VILA NOVA SOBRE A FALTA DE EQUIPAMENTO DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTO NO AEROPORTO DE ILHÉUS

"É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL", DIZ VILA NOVA SOBRE A FALTA DE EQUIPAMENTO DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTO NO AEROPORTO DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 30/05/2025 17h10
★ ★ ★ ★ ★
1

Prejuízos causados por voos desviados foram debatidos no programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (30)

O impacto econômico e logístico provocado pelos frequentes desvios de voos no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, voltou a ser debatido nesta sexta-feira, 30 de maio, no programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM. A discussão veio à tona após mais uma sequência de voos que não conseguiram pousar na cidade por conta das chuvas e da baixa visibilidade.

Durante a transmissão, o comunicador Vila Nova classificou o problema como grave e cobrou uma solução por parte do governo federal. “É uma questão de segurança nacional”, afirmou. Segundo ele, o impasse não se limita ao Ministério da Defesa, responsável pela aviação civil, mas também envolve os Ministérios da Justiça e da Segurança Pública. “Esses dois ministérios precisam resolver essa situação”, disse, ao apontar que a instalação do equipamento de aproximação por instrumentos, hoje, não demanda investimentos absurdos.

Vila Nova destacou ainda que uma aeronave da Força Aérea Brasileira esteve em Ilhéus recentemente para realizar um mapeamento técnico, o que demonstra, segundo ele, que a implantação da tecnologia está ao alcance. “Não é mais como antigamente, que esse tipo de equipamento custava quase o valor de um aeroporto. Hoje é uma coisa simples, só falta decisão”, completou.

A ausência desse sistema, segundo o apresentador, encarece toda a região sul da Bahia. “Choveu, mas ontem dava tranquilamente para um avião aterrissar aqui. O problema é que o aeroporto não tem condições mínimas”, criticou. Ele citou prejuízos para o turismo e para cadeias produtivas como o cacau e o chocolate fino, que dependem do transporte aéreo. “Você acha que o chocolate gourmet que é produzido aqui vai sair de carreta? Vai derreter no caminho. Ele sai de avião”, argumentou, ressaltando também os impactos sobre as operações de UTI aérea, que, segundo ele, são frequentes no aeroporto de Ilhéus.

A discussão aconteceu um dia após o aeroporto, registrar mudanças em quatro voos por conta do mau tempo. Dois da Azul, com origem em Confins (MG), e um da Latam, de Guarulhos (SP), foram desviados para aeroportos alternativos. Um outro voo da Azul, que sairia de Viracopos (SP), foi cancelado na origem.

Segundo a Socicam, concessionária que administra o aeroporto, para reduzir os transtornos aos passageiros, Azul e Latam operaram voos extras nesta sexta-feira (30): a Azul voou para Confins às 12h55 e prevê outro para Viracopos às 17h10. A Latam realizou um voo para Guarulhos às 14h10. A Socicam informou que o aeroporto opera normalmente e orientou os passageiros a buscarem informações com as companhias aéreas.

A falta de um sistema moderno de aproximação não é novidade para quem acompanha o setor. Em novembro de 2024, o piloto internacional Alexandre Mendes foi entrevistado no mesmo programa e defendeu a implantação do sistema GPS RNP AR — tecnologia já usada em aeroportos como o Santos Dumont, no Rio, e o de Caxias do Sul. Segundo ele, esse tipo de aproximação pode reduzir em até 95% as arremetidas. A instalação, conforme explicou, depende apenas de decisão política e autorização do Ministério da Defesa, e não exige investimentos da cidade ou do aeroporto.

A pauta também foi tratada neste ano durante o Fórum promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, que reforçou a necessidade da retomada das operações por instrumentos e da atualização da carta de voo do aeroporto Jorge Amado. A proposta é garantir segurança, previsibilidade e melhorar a competitividade econômica da região.

 

Deixe seu comentário para "É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL", DIZ VILA NOVA SOBRE A FALTA DE EQUIPAMENTO DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTO NO AEROPORTO DE ILHÉUS

Resposta de Everton

Ano que vem haverá eleição, vamos votar em candidatos que demonstrem, de maneira prática, como resolver essa questão.

★ ★ ★ ★ ★ Em 31-05-2025 às 12-14h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!