“A GENTE ERA UM GRUPO ITINERANTE, ATÉ FORMAR UM TIME FIXO”, DIZ BELTRAN LIMA SOBRE A ORIGEM DOS DINOSSAUROS E OS 10 ANOS DO MOVIMENTO MUSICAL
Banda comemora uma década de encontros musicais em Ilhéus e relembra trajetória marcada por união, qualidade e valorização da boa música
Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (09), os músicos Beltran Lima, Everaldo Passarinho e Bon Juni falaram sobre a história, a proposta e a comemoração dos 10 anos da banda Os Dinossauros, um dos movimentos musicais mais longevos e respeitados de Ilhéus e região.
Ao contextualizar a origem do grupo, Beltran Lima explicou que o nome surgiu a partir de uma trajetória marcada pela experiência e pela qualidade musical. “Esse nome Dinossauros aconteceu há uns dez anos, porque a gente já tinha outros projetos envolvendo a boa música, com músicos de ponta, mas não tinha um local fixo. A gente era um grupo itinerante”, afirmou, relembrando apresentações em espaços como Boca du Mar, a casa de Antero Santa Rosa e áreas próximas ao Posto Brasil.
Segundo Beltran, a consolidação veio em janeiro de 2016, quando o músico Délio Santiago abraçou a ideia e ajudou a formar um time fixo. “A partir daí, começamos um trabalho constante, principalmente na Grande Família, alternando apresentações aos domingos. Foi quando o nome Dinossauros acabou ficando”, explicou. Ele destacou que o termo está ligado ao conhecimento, à vivência e à qualidade individual dos músicos, e não a uma ideia pejorativa.
Durante a entrevista, Beltran também ressaltou o caráter coletivo e aberto do projeto. “Os Dinossauros conseguem atrair vários ícones da música regional, estadual e até internacional, porque temos um time pronto para receber, com profissionalismo e carinho”, disse. Ele citou participações frequentes de artistas como Keketa, Bon Juni, Herval Lemos, Laiô, Puta Orquestra, Samba Jazz, PH do Acordeon, Acordeana, Itassucy e Gabriela Marja, entre outros.
O músico explicou ainda que, devido à estrutura necessária e à falta de patrocínio contínuo, as apresentações não acontecem todos os domingos. “Hoje a gente procura fazer uma apresentação a cada dois meses. Isso cria uma expectativa no público, e quando acontece, vem muita gente bacana participar”, afirmou.
Ao falar sobre o time, Beltran lembrou nomes importantes da trajetória do grupo, como João Fernandes, que hoje toca com Maiara Azevedo, Daniel Tomy, tecladista e pianista, e o saudoso Lito Vieira, integrante fundador que faleceu, mas segue sendo homenageado pelo grupo. “Ele não está mais com a gente, mas está no coração, e fazemos questão de homenageá-lo”, disse Everaldo.
Questionado sobre ser o mais novo da formação, Bon Juni, conhecido como o “baby dinossauro”, falou com emoção sobre fazer parte do movimento. “Fico muito honrado em participar dessa comemoração. Ser abraçado por essa turma, pra mim, é uma realização musical extraordinária. Está no topo da minha lista de satisfação musical”, afirmou durante a entrevista ao O Tabuleiro.
Sobre o show comemorativo, Beltran confirmou a apresentação especial neste domingo (11). “Vai ser uma participação maravilhosa, só música boa. Vai do rock ao MPB, do chorinho ao jazz, samba jazz, jazz internacional, samba de roda. O que acontece na Grande Família é praticamente um festival de música”, destacou.
A banda Os Dinossauros, formada por músicos de Ilhéus e região, comemora oficialmente dez anos de formação com um encontro especial a partir das 14 horas, no Bar A Grande Família, na Sapetinga. Atualmente, o grupo é formado por Beltran Lima (bateria e direção musical), Daniel Tomy (teclados e piano), Délio Santiago (voz e violão), Everaldo Passarinho – Irmão (guitarra, gaita e baixo), Gil Lucas (composição e técnico de som), Herval Lemos (voz e violão), João Fernandes (guitarra e baixo), Pedrinho Santana (bateria e técnico de som) e Sérgio Nogueira (baixo, voz e violão).
Também integrou o grupo o músico Lito Vieira (in memoriam), no bandolim, violão, guitarra baiana e voz.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “A GENTE ERA UM GRUPO ITINERANTE, ATÉ FORMAR UM TIME FIXO”, DIZ BELTRAN LIMA SOBRE A ORIGEM DOS DINOSSAUROS E OS 10 ANOS DO MOVIMENTO MUSICAL