“A GENTE TEM UM PROJETO JÁ EM FASE FINAL PARA AMPLIAÇÃO DO MATERNO INFANTIL EM ILHÉUS”, DIZ DR. KARLOS FIGUEREDO, SUPERINTENDENTE DA SESAB
Superintendente detalhou no programa O Tabuleiro as futuras ampliações do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio e a estratégia de descentralização regional
Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (18), o superintendente da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Dr. Karlos Figueredo, confirmou que o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, já possui um projeto avançado para ampliação estrutural e reforço de equipamentos. A conversa foi conduzida pelo comunicador Vila Nova, que questionou a necessidade e a previsão dessa expansão.
Ao responder, Dr. Karlos explicou que a ampliação integra o planejamento estadual de regionalização do atendimento: “A gente tem um projeto já praticamente em fase final para validação junto à secretária Roberta e ao governador Jerônimo, que inclui algumas ampliações da área, além da reestruturação do serviço”, afirmou. Segundo ele, o projeto envolve especialmente a pediatria, procedimentos cirúrgicos e novas especialidades para atender demandas já identificadas na região.
O superintendente destacou que a ampliação terá impacto direto na rede de ensino, pesquisa e assistência:
“O governador nos pede que a gente reestruture as áreas de ensino e pesquisa do hospital. Aqui no Materno Infantil, isso também faz parte do projeto, além de um novo banco de leite”, detalhou.
Ele anunciou ainda que o governador deve visitar Ilhéus em breve para oficializar as novas etapas da expansão, que inclui aumento dos centros cirúrgicos, refeitório e áreas acadêmicas.
Durante a entrevista, Dr. Karlos reforçou que a ampliação do Materno Infantil faz parte de uma política mais ampla: “A secretaria lançou outras estratégias, que é a descentralização. A partir do momento que a gente tiver outros hospitais e maternidades na região sul e baixo sul, sem dúvida alguma, a gente vai dividir essa sobrecarga aqui”, disse.
Ele citou que as novas unidades que estão sendo construídas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, fazem parte do novo PAC.
Entre elas, o Hospital e Maternidade Costa do Dendê, em Valença, e outra unidade no Vale do Jiquiriçá:
“São duas unidades que já estão em execução, com perspectiva de finalização para final de 2026 ou início de 2027.”
O superintendente lembrou que a expansão é estadual: “É importante falar que, em pouco mais de dois anos e meio, o governador Jerônimo já entregou dez novos hospitais. Tem feito uma ampliação muito grande na rede de média e alta complexidade.”
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “A GENTE TEM UM PROJETO JÁ EM FASE FINAL PARA AMPLIAÇÃO DO MATERNO INFANTIL EM ILHÉUS”, DIZ DR. KARLOS FIGUEREDO, SUPERINTENDENTE DA SESAB