“A PRODUTIVIDADE GENUÍNA VEM DE DENTRO”, AFIRMA MANOEL JUNIOR AO FALAR SOBRE GESTÃO DO TEMPO
Professor e palestrante defende equilíbrio entre técnica, autoconhecimento e consciência para melhorar resultados pessoais e profissionais
Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira (22), o professor, instrutor e palestrante em produtividade e liderança Manoel Junior falou sobre mudanças em sua atuação profissional e apresentou sua visão sobre gestão do tempo, produtividade e comportamento humano.
Manoel explicou que, após anos atuando em São Paulo com uma metodologia americana focada em produtividade e gestão do tempo, na qual segue certificado, decidiu criar um método próprio. Segundo ele, o novo modelo consolida estudos dessa e de outras metodologias, com uma abordagem mais ampla. “Mudou um pouco a metodologia. Hoje a ideia é trazer coisas novas, não só aquela parte importante de agenda e lista de tarefas, mas também uma parte comportamental, uma parte do ser humano”, afirmou.
O palestrante destacou que continua atuando em parceria com um sócio em São Paulo, atendendo médias e grandes empresas, mas com uma proposta diferente. “É uma metodologia que traz uma produtividade mais genuína, que vem de dentro, que traz motivação e força para a execução, além da parte técnica”, explicou.
Ao abordar a gestão do tempo, Manoel ressaltou que muitas pessoas conseguem organizar melhor suas tarefas, mas acabam concentrando todo o tempo apenas no trabalho, sem espaço para lazer, descanso e recuperação de energia. Para ele, o problema está na falta de consciência. “Você precisa ter lazer e descontração, mas de forma consciente. Eu estou me descontraindo agora, mas amanhã, no horário que eu tenho que trabalhar, eu tenho que trabalhar”, disse, alertando para a confusão comum entre tempo de trabalho e tempo de lazer.
Segundo Manoel, seu método hoje é dividido em quatro partes, que se originam de duas bases principais. A primeira está ligada à inteligência emocional e ao entendimento do ser humano; a segunda, à organização e aos processos de rotina, como agenda e tarefas. Antes disso, porém, ele destaca dois pilares fundamentais: autoconhecimento e autorresponsabilidade. “Você precisa se autoconhecer, entender o que te faz bem, o que funciona para você, e assumir a responsabilidade pelas suas escolhas”, afirmou.
Durante a entrevista, Manoel fez uma reflexão sobre o que chama de produtividade inicial ou produtividade pura, usando uma referência simbólica ao Jardim do Éden, período em que, segundo ele, não havia distrações, improdutividade ou julgamentos. “Quando conseguimos eliminar as impurezas da vida, como desculpas, críticas e comparações, existe mais foco e mais concentração”, afirmou.
Ele também relacionou o excesso de distrações atuais, especialmente as digitais, a problemas de foco e, de forma geral, à saúde mental. Segundo Manoel, embora o tema seja complexo e envolva diversos fatores, as distrações podem contribuir para uma confusão mental que afasta as pessoas de seus objetivos.
Ao falar de experiências pessoais, Manoel destacou a importância de resgatar a essência construída na infância e alinhar essa essência ao que se deseja entregar ao mundo. Para ele, a produtividade genuína surge quando há verdade nas ações. “Quando tem verdade, as pessoas trabalham com mais foco, fazem o que precisa ser feito e não ficam presas a conversinhas”, disse.
No fim da entrevista, Manoel Junior informou que compartilha conteúdos nas redes sociais com o perfil @manoeljuniorprof e comentou sobre a realização de um evento no dia 27, no condomínio Vog, onde irá falar sobre produtividade verdadeira, conexão com a própria essência e prosperidade, com vagas limitadas e inscrição mediante contato pelas redes sociais.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “A PRODUTIVIDADE GENUÍNA VEM DE DENTRO”, AFIRMA MANOEL JUNIOR AO FALAR SOBRE GESTÃO DO TEMPO