“ACHO QUE ISSO É UM PROBLEMA DELES”, DIZ JABES SOBRE POSSÍVEL AUSÊNCIA DE CONVERSA ENTRE ACM NETO E LEUR LOMANTO

Ex-prefeito afirma que não irá intermediar conflitos e reforça que cabe ao grupo político cumprir o acordo firmado em Ilhéus
Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, nesta terça-feira (1º), o ex-prefeito Jabes Ribeiro foi questionado sobre a possível falta de diálogo entre o presidente do União Brasil na Bahia, ACM Neto, e o deputado federal Leur Lomanto, após uma declaração feita por Leur durante os atos do aniversário de Ilhéus. Na ocasião, o parlamentar teria dito, com Jabes presente no palco: “Jabes, Ilhéus já tem deputado federal”.
O comentário de Leur foi interpretado por analistas políticos como uma “indireta” ao ex-prefeito, que articula sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados com base em um acordo firmado entre o Progressistas e o União Brasil, com aval de ACM Neto. Questionado pelo comunicador Vila Nova sobre a ausência de uma possível mediação entre ACM Neto e Leur, Jabes foi direto: “Acho que esse é um problema deles”.
O ex-prefeito relembrou que, quando decidiu apoiar Valderico Júnior para a prefeitura de Ilhéus, o acordo político previa que o PP indicaria o candidato a deputado federal para 2026. “O acordo foi o PP indicar o deputado federal. Seja Jabes, seja João, seja Pedro, seja Manuel, seja Cajado, seja Cacá Leão, qualquer um. Não se discutiu nome. O importante era o compromisso político firmado com o aval do meu partido e de ACM Neto”, explicou.
Na visão de Jabes, a responsabilidade por qualquer ajuste ou desconforto político cabe ao grupo que compõe o governo municipal e à liderança estadual da aliança. “Cabe ao Valderico ter essa conversa clara com ACM Neto: ‘olha aí, o PP já está colocando nome e tal’. Eu não vou atrás de ACM Neto e de ninguém. Bateu martelo, acordo feito, ponto final”, afirmou.
Ao reforçar que não pretende se envolver diretamente na mediação entre ACM Neto e Leur, Jabes deixou claro que espera apenas que o que foi firmado seja respeitado. “Sinceramente, eu vou continuar na minha linha. O problema de Valderico com Leur não é problema meu. Repito: gosto de Leur, sou amigo dele, não tenho problema algum. Mas o acordo é entre partidos, e isso precisa ser honrado”, disse.
Jabes ainda pontuou que o entendimento entre os líderes do União Brasil é essencial para evitar desgastes políticos a pouco mais de um ano das eleições. “A falta de definição atrasa tudo. O outro lado já está se organizando. Nós estamos perdendo tempo. Se a base do governo não se alinha, quem sai perdendo é Ilhéus”, alertou.
Apesar do episódio envolvendo a fala de Leur, Jabes demonstrou confiança na condução do processo político. “Acredito que tudo será feito da melhor forma pelo bem da cidade e pelo bem do governo que está aí e precisa de unidade para poder avançar”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “ACHO QUE ISSO É UM PROBLEMA DELES”, DIZ JABES SOBRE POSSÍVEL AUSÊNCIA DE CONVERSA ENTRE ACM NETO E LEUR LOMANTO