“AS CAMPANHAS DA CDL SÃO PARA FORTALECER O COMÉRCIO LOCAL”, DIZ ANSELMO CLEMENT AO DEFENDER PARTICIPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE ILHÉUS
Presidente destacou que união, associação e adesão às campanhas são essenciais para o fortalecimento do comércio de Ilhéus
A importância da participação dos empresários nas campanhas promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus foi tema da entrevista desta terça-feira (02) no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM. O presidente da entidade, Anselmo Clement, e a vice-presidente eleita para o próximo mandato (2026-2028), Rafaele Comin, conversaram com o comunicador Vila Nova sobre o engajamento do comércio, especialmente dos bairros, nas ações da CDL.
Vila Nova iniciou o debate lembrando que “sempre houve uma resistência” por parte de alguns comerciantes na aquisição dos kits das campanhas. Ele questionou: “A campanha tem que ser realmente massificada? Os comerciantes de Ilhéus, principalmente os dos bairros, já começaram a adquirir os kits da campanha?”
Anselmo reconheceu as dificuldades: "Claro que tem as grandes lojas que têm unidades nos bairros e acabam participando, né, mas empresários ainda têm essa quebra desse movimento.”
O presidente destacou que essa realidade tem sido pauta constante da entidade e da diretoria que assumirá o próximo mandato. “É um dos motivos que a gente está pensando muito na próxima diretoria, de como a gente vai quebrar esse paradigma realmente, porque as lojas do centro abraçam, com certeza, as grandes lojas”, afirmou.
Para Anselmo, é fundamental que os microempresários entendam o propósito das campanhas.
“Eles precisam entender que essa campanha da CDL é para fortalecer o comércio local. Não adianta o comerciante ficar pensando: ‘Ah, pra que eu vou entrar em uma campanha da CDL? O que vai me dar de troca?’ Ele tem que pensar nele, tem que fortalecer o comércio local.”
Ele reforçou que a união é essencial e que a ausência de campanhas prejudica ainda mais o setor. “Se a gente não faz campanha, fica muito pior.”
Anselmo destacou ainda que o fortalecimento coletivo impacta cada empresário individualmente: “Eu enxergar o comércio ativo, o comércio pujante, o comércio que eu posso ajudar os comerciantes a crescer, o meu comércio fica grande também.”
O presidente lembrou que a CDL não abre mão de realizar ações mesmo diante das dificuldades. “Desde quando a gente assumiu, a gente não deixou de fazer campanha. A gente está ali todo dia quebrando cabeça, buscando patrocinador, vendo se vai lançar.”
Para Anselmo, além de aderir às campanhas, é essencial que os comerciantes invistam em qualificação e se aproximem da entidade. “O comércio local precisa entender que eles precisam ter seus funcionários, que eles façam os cursos que o Sebrae traz, os cursos profissionalizantes que a CDL apoia, participar da campanha de Natal, ou seja, ser associado de uma entidade do comércio.”
Ele reforçou a importância da participação ativa: “Não adianta você ficar julgando, esperando que a coisa venha e caia do céu, que não vai cair. E você que é comerciante, que não apoia a entidade do comércio, você vai ficar reclamando a vida toda.”
Vila Nova também perguntou sobre a possibilidade de a CDL realizar visitas itinerantes aos bairros para conscientizar os empresários. Anselmo explicou que a iniciativa já foi testada: “Nós fizemos isso há dois anos e meio. Não deu resultado. O fato de estar presente… Não deu resultado e a gente fez, inclusive, campanhas locais. Não deu resultado.”
Ainda assim, a CDL segue tentando aproximar empresários dos bairros da entidade, convidando-os para reuniões semanais. “A nova diretoria já está com essa ideia e já colocando isso em prática. A gente se reúne segunda-feira, às 9h, e tem procurado convidar empresários dos bairros para participar, até para ouvir quais são as demandas deles.”
Hoje, a entidade possui 264 associados, número considerado baixo pelo presidente.
“A gente já teve 700 associados".
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “AS CAMPANHAS DA CDL SÃO PARA FORTALECER O COMÉRCIO LOCAL”, DIZ ANSELMO CLEMENT AO DEFENDER PARTICIPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE ILHÉUS