Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“DEPOIS QUE EU PUXEI A CORDA, FEDERAL NÃO MEXEU MAIS AQUI”, DIZ JABES RIBEIRO SOBRE ACORDO POLÍTICO COM ACM NETO E VALDERICO JÚNIOR

“DEPOIS QUE EU PUXEI A CORDA, FEDERAL NÃO MEXEU MAIS AQUI”, DIZ JABES RIBEIRO SOBRE ACORDO POLÍTICO COM ACM NETO E VALDERICO JÚNIOR
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 24/10/2025 12h44

Ex-prefeito afirma que acordo firmado nas eleições de 2024 garante apoio a candidato do PP para deputado federal em 2026

Em entrevista ao programa O Tabuleiro, apresentado por Vila Nova na rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (24), o ex-prefeito de Ilhéus e secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, confirmou que não será candidato a deputado federal nas eleições de 2026, mas reforçou que existe um acordo político firmado com ACM Neto e o prefeito Valderico Reis Júnior para o apoio conjunto a um nome do Progressistas ao cargo.

Durante a conversa, Jabes afirmou que o cenário político já está se movimentando para as eleições de 2026. “As eleições de 26 já estão aí na rua. Você não imagina a quantidade de pessoas que me ligam. Tá todo mundo em campo.”, disse, ressaltando que tem orientado aliados a não firmarem compromissos antecipados com candidatos estaduais ou federais.

“Eu peço a todo mundo: gente, não feche nenhum apoio a federal e estadual, porque nós só temos força política se mantivermos o grupo coeso.”, completou.

Jabes explicou que, ao perceber movimentações de outros grupos, decidiu cobrar o cumprimento do acordo firmado ainda em 2024. “Quando eu puxei a corda exigindo o acordo, eu estava falando a verdade. Eu comecei a ter essa percepção de que estavam se movimentando. Depois que eu puxei a corda, isso deu uma parada.”, afirmou.

O ex-prefeito relatou que a cobrança resultou em uma reunião em Salvador, com a presença do presidente estadual do União Brasil, ACM Neto. “Apenas nós cobramos o acordo e sentamos. Levamos duas horas conversando, lá em Salvador, na presença de ACM Neto. De lá pra cá, você veja que deu uma parada. Federal, por exemplo, não mexeu mais aqui em Ilhéus nesse período de um mês e pouco.”, declarou.

Segundo Jabes, o acordo garante que o PP indique o candidato a deputado federal com o apoio de Valderico e de ACM Neto, enquanto o partido tem liberdade para definir seu apoio à candidatura estadual. “Nós só fizemos o acordo de que, ao invés de eu indicar o vice, eu indicaria o federal. Estadual ninguém tocou. Então o PP tem liberdade para apoiar o candidato estadual que interessar ao partido.”, explicou.

Questionado por Vila Nova sobre possíveis nomes para representar o PP na disputa estadual, Jabes citou alguns integrantes do partido.

“André Cesário pode ser um desses nomes. César Porto pode ser. Cacá Colchões também pode ser.”, respondeu.

Ele ainda destacou que o nome de Cacá Leão é o preferido dentro do PP para ser apoiado por Valderico para deputado federal em 2026. “Hoje está nas mãos da discussão de Neto. Os dois nomes estão colocados: Cacá Leão e Cajado. Eu dei a minha prioridade: Cacá Leão seria a prioridade.”, afirmou.

Encerrando a entrevista, Jabes reforçou que o momento é de consolidação do acordo e de preparação do grupo político para o futuro. “Eu estou trabalhando 26, mas com pensamento em 28. Acho que eles vão chegar a um acordo. É isso que eu estou cobrando, no bom sentido. Que a gente feche logo essas tratativas pra poder entrar em campo.”, concluiu.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para “DEPOIS QUE EU PUXEI A CORDA, FEDERAL NÃO MEXEU MAIS AQUI”, DIZ JABES RIBEIRO SOBRE ACORDO POLÍTICO COM ACM NETO E VALDERICO JÚNIOR

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!