Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“ESSA INFORMAÇÃO EU DESCONHEÇO”, DIZ CHEFE DE DO DPT SOBRE EXISTÊNCIA DE APENAS 1 RABECÃO EM ILHÉUS

“ESSA INFORMAÇÃO EU DESCONHEÇO”, DIZ CHEFE DE DO DPT SOBRE EXISTÊNCIA DE APENAS 1 RABECÃO EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 28/08/2025 11h48

Roberto Maltez afirma que a cidade conta com dois veículos para atender toda a região sul, garante prioridade nas investigações do triplo homicídio e rebate críticas sobre falta de estrutura

Na manhã desta quinta-feira (28), em coletiva realizada em frente à Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, o Chefe de Gabinete do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Roberto Maltez de Oliveira Filho, respondeu a questionamentos da equipe do site O Tabuleiro sobre a atuação da Polícia Técnica no caso do triplo homicídio ocorrido no município e sobre a estrutura do órgão na região.

Questionado sobre a coleta de material genético de quatro suspeitos, uma mulher e três homens, e os prazos para conclusão das análises, Maltez ressaltou que os exames estão em andamento, mas não há previsão definida para o resultado. “Olha, já que eu posso lhe afiançar, a Polícia Técnica está trabalhando junturamente nesse crime hediondo, ajudando a Polícia Civil a elucidar esse crime. A gente tem todo o interesse em elucidar esse crime. Agora são exames complexos, que demandam um rito, um protocolo, até para que esses exames não possam ser questionados lá na frente. Então nós estamos seguindo todos os passos e, dentro do rito, dentro do protocolo, nós estamos dando a maior celeridade possível.”

Ao ser perguntado sobre prazos, Maltez foi enfático: “Não, sem previsão. Mas tenho absoluta convicção que assim que sair o resultado do exame, isso vai ser divulgado.” Ele garantiu que não levará meses: “Não, não, de forma alguma. Dias. Esses exames necessitam de uma complexidade um pouco maior, são exames que têm seguido um protocolo técnico-científico. Por conta disso, existe um ápice temporal para esses exames ficarem prontos. E assim que esses exames já tiverem conclusos, serão encaminhados às autoridades requisitantes para subsidiar o inquérito.”

A respeito da crítica de que a área do crime não teria sido isolada corretamente, Maltez disse ao O Tabuleiro que desconhece essa informação e reforçou a atuação da equipe: “Olha, essa informação que você está me trazendo é nova. Até onde eu sei, inclusive, consta em laudo essa informação, todo o trabalho foi realizado, muito bem feito pela doutora Carla, subsidiando esse trabalho. E, mais uma vez, reforço, a Polícia Técnica tem trabalhado diuturnamente, de maneira incansável, para ajudar na elucidação desse crime.”

Sobre a estrutura do DPT em Ilhéus, O Tabuleiro questionou a respeito da existência de apenas um rabecão para atender 13 cidades da região, além de relatos de demora no atendimento de outras ocorrências, como o caso de uma criança atropelada em Maraú. O chefe de gabinete negou: “Não, isso não é comum e eu desconheço essa informação. O rabecão, inclusive, esteve presente a todo momento aqui na situação do triplo homicídio. A equipe de Perícia se deslocou com vinte minutos após ser acionada, chegou ao local, fez o trabalho da maneira correta, fez o laudo de forma brilhante. Muito bem redigido pela doutora Carla, e mais uma vez reforço, esse crime é prioridade para a Polícia Técnica. Estamos empenhados diuturnamente.”

Quando a pergunta foi direta sobre a quantidade de veículos disponíveis, Maltez declarou: “Essa informação eu desconheço. Aqui em Ilhéus são dois rabecões.”

Segundo ele, os veículos atendem não apenas o município, mas toda a região sul: “Toda a região. Toda a região sul. Estamos renovando também a nossa frota, os investimentos, como o secretário falou, estão chegando, estão acontecendo. Temos entregas de viaturas previstas agora para o mês de outubro, estamos com um processo de mudança nas nossas CRPTs, estamos revitalizando nossas sedes, construindo outras. É um processo que leva tempo, leva um prazo. O DPT está conseguindo agora o ingresso de novos peritos no quadro. Estávamos com uma defasagem muito grande de pessoal e, nesse último ano e meio, dobramos o nosso efetivo. Estamos aí há cinco meses da nossa gestão, tentando fazer o possível, dentro do que está ao nosso alcance, para que a Polícia Técnica continue com o seu papel de protagonismo na segurança pública.”

O Tabuleiro também questionou sobre a alegação de que a cadeia de custódia em Ilhéus estaria lotada e sem condições de receber mais materiais. Maltez negou a informação e afirmou que há previsão de melhorias estruturais: “Isso, como foi dito, com a construção da nova CRPT, já existe todo um espaço pensado para essa cadeia de custódia, algo já pensado aí para 30 anos. Mas posso lhe afiançar que essa informação também não é verdadeira, que a cadeia de custódia está lotada e não cabe mais nada.”

O triplo homicídio que motivou a coletiva aconteceu no dia 15 de agosto, quando Maria Helena do Nascimento Bastos, Mariana Bastos da Silva e Alexsandra Oliveira Suzart foram brutalmente assassinadas em uma área de mata na zona sul de Ilhéus. Nesta semana, Thierry Lima da Silva se apresentou à polícia e confessou o crime, alegando ter agido sozinho, sob efeito de drogas. Apesar da confissão, a Polícia Civil segue investigando o caso e não descarta a participação de outros envolvidos.

Deixe seu comentário para “ESSA INFORMAÇÃO EU DESCONHEÇO”, DIZ CHEFE DE DO DPT SOBRE EXISTÊNCIA DE APENAS 1 RABECÃO EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!